quinta-feira, 30 de julho de 2009

Para tirar os dicionários da “Idade da Pedra”

*
Wordnik


A quantidade de ferramentas ligadas a idiomas é bem grande. O Urban Dictionary talvez seja uma das mais famosas. É um dicionário apenas de gírias em inglês, daquelas que ainda estão em guetos e, claro, ainda não foram catalogadas por nenhum dicionário.
De cabeça, lembro também do Save The Words, site do Dicionário Oxford, que tenta evitar que palavras em inglês caiam em desuso.
Hoje, o LifeHacker apresentou o Wordnik, que é um dicionário online inglês-inglês bem detalhista. Além de fornecer o significado e a pronúncia do termo, ele mostra seus relacionamentos com fotos no Flickr e um gráfico que indica o quanto uma palavra é utilizada (o termo “computer”, por exemplo, teve um pico de uso dos anos 90 para cá).
Chama a atenção que o site foi criado por Erin McKean, da editora da Universidade de Oxford e palestrante da conferência TED, que acredita que os dicionários online ainda estão na Idade da Pedra.
O Wordnik talvez não seja o derradeiro na área, mas mostra para onde os dicionários online devem caminhar, tem previsão de lançamento de uma API pública para quem quiser fazer mashups com todos os termos.

Fonte: http://www.tiagodoria.ig.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...