sábado, 29 de agosto de 2015

OS 5 ALFABETOS MAIS 'BONITOS' DO MUNDO


Desde os primeiros alfabetos, nascidos nos arredores da Mesopotâmia por volta de 2000 A.C., incontáveis sistemas de escrita, das mais diversas línguas e culturas, floresceram e padeceram na Terra. O exemplo mais clássico talvez seja o egípcio: uma civilização evoluída em vários campos do conhecimento, geograficamente vasta, que materializou seu legado em imponentes realizações arquitetônicas e um famoso sistema de escrita cuneiforme… que até hoje não conseguimos decifrar direito.
De uns tempos pra cá (2500 anos, mais precisamente), o alfabeto latino se popularizou a ponto de escantear e até extinguir os sistemas de escrita dos povos dominados pelos romanos, e pelos povos que deles descenderam. No entanto, ainda que seja o alfabeto mais usado no planeta, é a forma de comunicação escrita de menos de três quartos da humanidade. Mais de dois bilhões de pessoas ainda escrevem em outros formatos, e muitos deles impressionam pela beleza quase artesanal. Abaixo, conheça cinco dos alfabetos mais belos do mundo, e as razões pelas quais provavelmente eles vão se extinguir antes que você aprenda a lê-los.
1

Birmano (Myanmar)

O alfabeto birmano (da antiga Birmânia, moderna Myanmar) é composto por formas circulares que devem ser desenhadas sempre em sentido horário. A escrita hipnotizante tem uma razão mais prática que estética: as folhas de palmeira, nas quais as letras eram tradicionalmente entalhadas, seriam facilmente rasgadas por traços retos. Ainda que menos ameaçado que outros alfabetos dessa lista, o birmano tem cada vez mais ficado relegado a liturgias, enquanto, no uso cotidiano, é substituído pelo híndi e até pelo latino. Myanmar, que até pouco restringia o turismo estrangeiro, recentemente abriu suas fronteiras para visitantes, e deixou o seleto grupo de países nos quais não se vende Coca-Cola (ainda restam a Coréia do Norte e, discutivelmente, Cuba) / Foto: BBC.
2

Geórgio (Geórgia)

Espremida entre a Turquia e a Rússia, a Geórgia tem uma língua e um alfabeto próprios, que perduram sob fortes ameaças. No último século, a política imperialista russa tomou mais da metade da área original da Geórgia, e as atuais pressões para que o pequeno país ceda a independência para algumas porções de seu território indicam que cada vez menos caucasianos estarão falando e escrevendo em geórgio, e cada vez mais estarão falando russo e escrevendo pelo alfabeto cirílico. O desejo russo de controlar os oleodutos que passam pela Geórgia também ameaçam a soberania cultural local. É uma pena: o alfabeto geórgio tem uma elegância que remete ao árabe, combinada com uma simplicidade quase infantil expressa pelas curvas arredondadas.
3

Cingalês (Sri Lanka)

Considerado um dos alfabetos mais extensos do mundo, o cingalês possui mais de 50 fonemas, ainda que só 38 sejam usados com frequência na escrita contemporânea. Continua sendo ensinado em monastérios budistas e escolas, e é a língua-mãe de mais da metade dos 21 milhões de habitantes de Sri Lanka. A improbabilidade de que você aprenda a lê-lo se deve mais a sua baixa relevância geográfica (uma vez que praticamente só é usado na ilha de Sri Lanka) que às ameaças por ele sofridas. Restrito a uma porção de terra cercada de água, o cingalês tem boas chances de sobreviver por mais algum tempo, ainda que a tendência, daqui pra frente, é a de que seu uso só diminua.
4

Tagalogue (Filipinas)

Originado das línguas indianas, o tagalogue era o sistema de escrita dominante nas Filipinas até a chegada dos espanhóis. A colonização primeiro modificou preceitos do alfabeto: antes escrito de baixo pra cima, passou a correr da esquerda para a direita. Mais tarde, o espanhol foi denominado a língua oficial do país, numa imposição cultural devastadora para o antigo alfabeto. Ainda que o filipino (uma mistura de línguas locais antigas com o espanhol) tenha sido designado como língua co-oficial, em 1973, o idioma passou a ser expresso pelo alfabeto latino. A escrita tagalogue sobrevive, hoje, pelo menos segundo as autoridades. Na prática, seu destino deve ser parecido com o dos mais de 120 dialetos locais que, pouco a pouco, vão desaparecendo pelo país.
5

Hanacaraka (Indonésia)

Desenvolvido na ilha mais populosa do arquipélago indonésio como forma de comunicar o idioma javanês, a escrita hanacaraka foi se disseminando para ilhas vizinhas e incorporando variações regionais. Com a popularização das prensas, tentou-se insistentemente padronizar o alfabeto nos séculos XIX e XX, mas esses esforços foram subitamente interrompidos pela ocupação japonesa na Indonésia, no meio da segunda guerra mundial, durante a qual o uso do hanacaraka foi expressamente proibido. Desde então, o alfabeto tem sido suplantado pelo latino, ainda que o governo local tenha preservado seu uso em placas de trânsito, e tornado o seu ensino obrigatório em algumas escolas. Para conhecer o hanacaraka pessoalmente, a recomendação mais prudente é que você pegue logo um vôo para Jakarta. Antes que seja tarde demais. 

Um comentário:

Gabriela disse...

Eu vim aqui te dizer que eu te Amo, você tem um ENORME valor para mim, um valor que dinheiro NENHUM pode pagar.
Antes de eu te formar no ventre, antes de eu ter criado o mundo, você já era um plano e um sonho em meu coração.
Você nunca está só! Nós passamos por tudo juntos. Sejam momentos bons ou ruins, alegres ou tristes. Eu SEMPRE estou contigo, mesmo que não perceba!
Você é muito especial para mim.
Antes de te escolher, eu já sabia todos os seus pecados, todos os seus defeitos, todas as suas limitações, mas isso não me impediu de derramar o meu sangue naquela cruz por você. Seus erros e defeitos não me impediram de te amar e NUNCA vão. Eu te comprei foi com sangue! Acha mesmo que eu iria desistir de você?
Você não tem idéia do quanto que eu te amo!
Seu sorriso é lindo, assim como tudo em você.
Você é importante, assim como tudo o que você faz.
Você não é o que o inimigo e as pessoas dizem ao seu respeito, você é aquilo que EU digo ao seu respeito.
Eu sei que as coisas não estão fáceis, mas você não pode desistir. Eu estou ao seu lado passando por tudo isso com você. Nenhuma dor é maior do que você possa suportar.
Pode estar difícil agora, mas a sua Vitória vai chegar! Eu disse e eu farei!
Não precisa mais ter medo. Eu estou trabalhando ao seu favor sempre, fazendo tudo cooperar para o seu bem.
Os seus acertos não acrescentam o meu amor, e os seus erros não o diminuem. Meu amor é imutável!Fale mais comigo, conta tudo para mim, eu amo ouvir a sua voz, amo conhecer o mundo através de seus olhos❤
Quando não tiver mais forças para andar eu vou te carregar no meu colo!❤
Eu nunca vou desistir de você.

Eu te amo mais que a mim mesmo.
-Jesus

@cartasdoproprioamor

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...