quarta-feira, 5 de novembro de 2008

As Línguas da Oceania


Na Oceânia falam-se cerca de 1.000 línguas, cuja classificação levanta fortes dúvidas. Em termos gerais, podem distinguir-se três grupos:

• As línguas austronésicas
• As línguas não austronésicas da Papua-Nova Guiné
• As línguas da Austrália

Algumas hipóteses afirmam que as primeiras migrações procederam de África e chegaram até a ilha da Papua e à Austrália. De acordo com esta hipótese, alguns autores propõem uma família de línguas australianas e outra de indo-pacíficas, que incluiria ainda o tasmaniano, já extinto, e as línguas andamanesas.

As línguas austronésicas, divididas nos subgrupos melanésio, polinésio e micronésio, estão principalmente espalhadas pela Polinésia, Micronésia, Melanésia e Nova Zelândia. Assim, encontramos exemplos delas desde a ilha de Páscoa (rapa nui) ou do Havai (havaiano) até à Nova Zelândia (maori). O malgaxe, língua falada em Madagáscar, também se inclui na família austronésica.

A sua classificação reflecte uma ocupação gradual de ilhas no geral não habitadas. O parentesco entre as línguas austronésicas foi detectado nas primeiras viagens do capitão Cook.

As línguas não austronésicas da Papua-Nova Guiné ainda são pouco conhecidas. Embora alguns autores as tenham relacionado com o tasmaniano e as línguas andamanesas, outros crêem que não é sequer possível demonstrar o seu parentesco interno. A este grupo pertencem o kate, que se tornou na língua franca de diversos grupos antes da expansão do tok pisin, e o dani, conhecido por ser uma das poucas línguas do mundo com apenas dois termos para designar cores.

No caso das línguas da Austrália, das cerca de 750 línguas que eram faladas na ilha quando da chegada dos europeus, actualmente restam cerca de 200, muitas delas usadas por um número muito reduzido de falantes.

Não obstante estes antecedentes, as línguas da Oceânia não conseguiram resistir à pressão da colonização e é a região do mundo onde mais línguas autóctones desaparecem. O samoano, língua oficial na Samoa, é falada por cerca de 130.000 pessoas, mas a Samoa é uma das poucas excepções.

Um caso muito curioso é a língua denominada beach-la-mar, uma mistura de inglês, francês, castelhano e diversas línguas indígenas. Esta língua estabelece a ligação com a região do Pacífico não francófono e tem mesmo um dicionário e uma literatura.

O francês e o inglês gozam de carácter oficial em quase todos os estados da Oceânia. Levado de Vanuatu, que tem como línguas oficiais o inglês, o francês e o bislama, e da Nova Caledónia ou da Polinésia Francesa, onde a língua oficial é o francês, a língua oficial numa parte considerável dos estados da Oceânia é o inglês.

O japonês, o chinês e o hindi também foram introduzidos em diversas zonas da Oceânia, por exemplo no Havai, onde ainda se fala chinês e japonês, ou nas ilhas Fiji, onde ainda existem falantes de hindi.

No caso das línguas da Papua-Nova Guiné, o estado com maior diversidade linguística do mundo, a opção pelo tok pisin como língua oficial parece constituir uma ameaça para as línguas da zona.

Algumas palavras provenientes das línguas da Oceânia tiveram grande difusão através do inglês. Nelas podem incluir-se ukelele (havaiano), tabu e tatuagem (tonga) e kiwi (maori). Das línguas australianas chegou-nos a palavra bumerangue, que é, na origem, o nome de um grupo étnico local, e também alguns nomes de animais, como dingo, coala e canguru.

FONTE: http://www10.gencat.net/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...