GUINÉ BISSAU
* Língua oficial - Português
* Capital - Bissau
* Forma de governo - República presidencial
* Chefe de Estado - Presidente João Bernardo Vieira (falecido)
* Chefe do Governo - Primeiro-ministro: Martinho Ndafa Cabi
* Área - 36.125 km²
* Número de habitantes - 1.442.029 (fonte : CIA 2006)
* Densidade populacional - 41 habitantes por km²
* Moeda - Franco CFA - BCEAO (até Maio de 1997 existia o Peso da Guiné-Bissau)
* Independência - declarada por Portugal a 24 de Setembro de 1973, reconhecida a 10 de Setembro de 1974
* Hino nacional - Esta é a Nossa Pátria Bem-amada
A bandeira de Guiné e seus significados
A bandeira da Guiné-Bissau derivou da bandeira do movimento de independência PAIGC, o qual utilizava a combinação de cores pan-africanas vermelho, amarelo e verde. Após ter sido alcançada a independência, no ano de 1973, as iniciais PAIGC por baixo da concha foram removidas, assumindo assim a bandeira o seu aspecto atual. As cores têm o seguinte significado:
* A listra vermelha relembra o trabalho, a luta e o sofrimento que o povo da Guiné-Bissau teve de padecer durante o tempo do colonialismo. Além disso, o vermelho significa também a guerra que o povo teve que travar para obter a independência.
* O amarelo simboliza os frutos do trabalho e a colheita que asseguram o bem-estar.
* O verde representa a natureza tropical e a esperança de um futuro feliz.
* A estrela de cinco pontas é considerada como o símbolo de África e do seu povo, bem como da sua dignidade, paz e liberdade.
A bandeira da Guiné-Bissau foi oficialmente introduzida em 24 de Setembro de 1973.
Localização geográfica
A Guiné-Bissau está localizada entre os 13° e 17° de longitude Oeste e os 11° e 12° de latitude Norte. No Norte, ela faz fronteira com a República do Senegal (fronteira conjunta de 338 km), e a Este com a República da Guiné (fronteira conjunta de 386 km). O comprimento da zona fronteiriça equivale a 724 km, 350 km dos quais são parte da costa.
Com uma área total de 36.125 km² o país é aprox. 10% mais pequeno do que a Suíça, sendo no entanto ainda de considerar, que aprox. 78% dessa área se encontra no continente. As coordenadas geográficas da capital Bissau são 11°50′ de longitude Oeste e 15°36′ de latitude Norte.
Paisagem natural
Na superfície maioritária do interior, verifica-se uma faixa costeira bastante acidentada devido à erosão marinha à qual é de adicionar ainda o pântano costeiro. Anteposto à parte continental, encontra-se o Arquipélago de Bijagos, no Atlântico. O monte mais alto é o Madina do Boé, com 262 m. Os rios mais importantes são o rio Gêba, o rio Cacheu e o rio Corubal. As ilhas com maior importância para Guiné-Bissau são as Ilhas do Arquipélago de Bigajós: Ilha de Orango, Caravela, Bubaque, Roxa, Bolama, Uno e Formosa.
As maiores cidades da Guiné-Bissau são: Bissau 388.028 habitantes, Bafatá 22.521 habitantes, Gabú 14.430 habitantes, Bissorã 12.688, Bolama 10.769 habitantes e Cacheu 10.490 habitantes. Nas cidades de Bissau, Buba, Cacheu e Farim existe um porto. (2005)
População
Religião: aprox. 50% muçulmanos, aprox. 40% crenças indígenas, aprox. 10% cristãos
Grupos étnicos: Biafadas, Bijagos, Fulas, Mandingas, Manjacos, Mancanhas, Papeis, Brassa (Balanta)
Agricultura
Cultura de arroz, milho, painço, mandioca, yam, batatas e cana do açúcar. 38,1% do solo da Guiné-Bissau é utilizado como floresta, 12,0% na agricultura, 38,4% para pastagens e 11,5% para diversos.
Recursos do subsolo
Fosfatos, bauxite, reservas de petróleo não exploradas.
Exportações
Os produtos exportados são, entre outros, amendoins, sementes e óleo de palma, camarões e madeira de serração. Nos últimos anos, a produção e exportação de castanha-de-caju aumentou de tal forma, que no entretanto a Guiné-Bissau passou a ocupar o 6.° lugar no ranking mundial dos produtores de castanha-de-caju; a castanha-de-caju representa 85% da quota de exportação do país. Além disso, o país dispõe de reservas de petróleo até aqui ainda não exploradas.
Um comentário:
Podem divulgar esta petição, de que Francisco Fadul é o primeiro subscritor?
PETIÇÃO EM PROL DA CONSTRUÇÃO DE UM ESTADO DE DIREITO DEMOCRÁTICO NA GUINÉ-BISSAU
http://www.gopetition.com/online/26953.html
Obrigado.
Rui Martins
MIL: Movimento Internacional Lusófono
http://www.movimentolusofono.org
Postar um comentário