O Ano-Novo é um evento que acontece quando uma cultura celebra o fim de um ano e o começo do próximo. Todas as culturas que têm calendários anuais celebram o "Ano-Novo". A celebração do evento é também chamada réveillon, termo oriundo do verbo réveiller, que em portugues significa "despertar".
A comemoração ocidental tem origem num decreto do governador romano Júlio César, que fixou o 1 de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões. O mês de Janeiro, deriva do nome de Jano, que tinha duas faces - uma voltada para frente e a outra para trás.
Celebrações modernas de Ano-novo
- No Porto a celebração mais famosa é a da Avenida dos Aliados em que toda a gente espera o novo ano, atentos no relógio da Câmara Municipal do Porto, memorável pelo seu fogo de artifício cruzando os edifícios, e pelos concertos populares
- Na Região Autónoma da Madeira, onde o fim de ano é provavelmente o dia mais festivo durante o ano. O reveillon na principal cidade, Funchal, é um dos mais famosos do mundo, estando o espectáculo de fogo de artifício no livro de recordes do Guinness como o "maior espectáculo pirotécnico do mundo". Este espectáculo ganha especial interesse pois o Funchal é uma cidade em anfiteatro, onde as pessoas espalham-se numa área com mais 17 km e com mais de 600 metros de altitude. A cidade recebe ainda na orla marítima dezenas de navios de cruzeiro, o que aumenta o ambiente de festa. Durante 5 dias a ilha recebe mais de cinqüenta mil turistas, que aproveitam para, mesmo em Dezembro, banharem-se nas águas temperadas do arquipélago e apanharem algum sol. À noite, ainda há tempo para vislumbrar as inúmeras decorações de cambiantes luzinhas que se espalham por quase todas as ruas da cidade.
- Em Nova Iorque, a celebração mais famosa de Ano-Novo é a de Times Square - onde uma bola gigante começa a descer às 23 horas e 59 minutos até atingir o prédio em que está instalada, marcando exatamente zero-hora (00:00:00).
- No Rio de Janeiro, a celebração mais famosa é a dos fogos de artifício em Copacabana. Milhões de cariocas e turistas de todo o mundo juntam-se nas ruas à beira-mar e nas praias para assistirem ao longo espectáculo, que começa pontuamente à meia-noite do novo ano.
- Em São Paulo, a avenida Paulista é o palco de atrações e queima de fogos. São milhões de pessoas que se juntam ao longo do principal centro financeiro da metrópole para celebrar a entrada de um novo ano. Em 31 de dezembro de 2008, a festa reuniu 2 milhões e 400 mil pessoas, sendo que mais de 100 mil eram turistas, registrando um novo recorde para o evento.
- Na Escócia há muitos costumes especiais associados ao Ano-Novo - como a tradição de ser a primeira pessoa a pisar a propriedade do vizinho, conhecida como first-footing (primeira pisada). São também dados presentes simbólicos para desejar boa sorte, incluindo biscoitos.
- Na Espanha, exatamente à meia-noite, as pessoas comem doze uvas, uma a cada badalada do relógio da Puerta del Sol, localizada em Madrid.
- Em muitos países, as pessoas têm o costume de soltar fogos de artifício em suas casas, como é o caso de Portugal, do Brasil, dos Países Baixos e de outros países europeus.
- Muitas pessoas tomam decisões de Ano-Novo, ou fazem promessas de coisas que esperam conseguir no novo ano. Elas podem desejar perder peso, parar de fumar, economizar dinheiro e arrumar um amor para suas vidas.
- Em países de língua inglesa, cantar e/ou tocar a música Auld Lang Syne é muito popular logo após a meia-noite.
- Os maiores eventos de Ano-novo do mundo são:
- Austrália - Sydney
- Madeira - Funchal ( Portugal)
- Hong Kong - Hong Kong
- Alemanha - Berlim
- Reino Unido - Londres
- Estados Unidos - Nova Iorque
- Brasil - Rio de Janeiro
- Brasil - São Paulo
- Chile - Valparaíso
- Reino Unido - Edimburgo
Curiosidades
- No Egito antigo, 3.750 anos antes de Cristo, a estrela Sirius alinhava-se com a estrela Canopus no rumo Sul ao centro da Via-Láctea; exatamente a zero-hora sobre as Pirâmides de Guiza.
- O calendário egípcio deu lugar ao cristão.
- Na cultura judaica, que vive o ano de 5768, o ano novo (Rosh Oshaná – a festa das trombetas) começou no dia 12 de setembro passado. O ano novo judaico inicia sempre entre meados de setembro e de outubro no calendário gregoriano. Para os islâmicos, cujo calendário se baseia no ciclo lunar, o ano novo é celebrado em meados de maio, correspondendo a contagem ao aniversário da Hégira (emigração na linguagem árabe), cujo ano zero corresponde ao ano de 622 do nosso calendário, ocasião em que o profeta Maomé deixou a cidade de Meca e se estabeleceu em Medina. No calendário chinês, que é lunissolar, o ano novo começa sempre em uma lua nova entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro. E no Japão, o ano novo é comemorado do dia 1º de janeiro ao dia 03 de janeiro.
- Um dos primeiros territórios habitados a receber o sol do Ano Novo é a Ilha Pitt, na costa Oriental da Nova Zelândia. O último lugar do mundo a festejar o início do Ano Novo é a Ilha de Samoa, no Pacífico.
- Os austríacos jogam chumbo derretido numa vasilha com água assim que o relógio soa a 0h de um novo ano. As figuras que surgem quando o metal esfria são guardadas como amuletos que irão ajudar na realização dos pedidos feitos na passagem do ano.
- Na China, o Ano Novo é celebrado durante seis semanas entre janeiro e fevereiro. Nesse período, os chineses fazem uma faxina em suas casas para espantar os maus espíritos e atrair boa sorte. Na noite da véspera do Ano Novo, as luzes ficam acesas para representar calor humano, amizade e reconciliação. À meia-noite, há queima de fogos para espantar os espíritos indesejáveis.
- Os hondurenhos pegam três laranjas -uma sem casca, uma com parte da casca removida e outra com toda a casca- e jogam todas debaixo da cama sem olhar. Depois se deitam no chão e pegam uma delas. Se a pessoa pegar a laranja com casca significa que terá um ótimo ano; a que foi descascada pela metade, indica um ano regular e a sem casca, um ano que deve ser ruim.
- Na Espanha, exatamente à meia-noite, as pessoas comem doze uvas, uma a cada badalada do relógio da Puerta del Sol, localizada em Madrid.
Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ano-Novo, http://www.bondbusca.com, http://jornalpopular.maratona.uni5.net (adaptados)
Nenhum comentário:
Postar um comentário