Distribuição geográfica: Montanhas do Altos e Médios Atlas, território marroquino e parte argelina.
Nomes alternativos: Imazigen.
Idiomas: Berbere (tamazigt), também marroquino, árabe e francês.
Religião: Islamismo.
Situação do cristianismo: Cerca de 40 crentes.
Obreiros cristãos: Aproximadamente 10.
Traduções: Porção de Marcos e Lucas. Gravações de João.
HISTÓRIA A maioria da população faz parte do território marroquino, com cerca de um milhão na Argélia e alguns emigrantes na Europa. São berberes habitantes das montanhas, que tem sido submetidos a todas as dinastias marroquinas. Os almohades (séculos XII-XIII) são berberes masmudas desta região. Algumas destas tribos permaneceram rebeldes ao poder central, sendo considerada esta região como dissidente (blad al-siba), que se negavam a pagar tributo. Na época do protetorado francês a situação se agravou e houve freqüentes enfrentamentos com eles.
SITUAÇÃO POLÍTICA Atualmente estão sob influência marroquina, onde a língua berebere não têm nenhuma representatividade legal.
ECONOMIA A população se dedica ao pastoreio. As mulheres se dedicam à agricultura e a confecção de tapetes. Sua atividade comercial se reduz aos mercados periódicos e as festas regionais.
CULTURA E EDUCAÇÃO Desenvolvimento de museus, festividades locais ligadas a um padrão, ao estilo das romarias. Sua organização social é tribal e patriarcal, com um ancião que rege os destinos da tribo (muqaddem) e um conselho local (yemaa). A educação não está arraigada entre a população (somente 25% é alfabetizado), porque se realiza em árabe clássico, com alguns vestígios de francês. Abundam em todo o território marroquino as escolas corânicas para crianças.
CONTATOS COM O EVANGELHO No século III havia uma igreja em Tanger, e no ano 600 existia um importante núcleo autóctone em Volúbilis, perto de Fes. O movimento missionário começou no fim do século XIX. Atualmente não há mais do que dois líderes locais (alguns têm sido despatriados), e duas agências missionárias. As reuniões se realizam nas casas, mas são em árabe e não em bereber.
NECESSIDADES ESPECÍFICAS Oremos para que haja programas de rádio. Roguemos por obreiros bi-vocacionais que entrem na região. Oremos para que haja cooperação no prosseguimento dos estudos bíblicos por correspondências. A necessidade de trabalho é urgente e a oferta de emprego seria de muito beneficio para a população. Marrocos está completamente fechado para o Evangelho.
Fonte: Missão Povos Muçulmanos Internacional
IMAGENS
Pastor berebere e sua ovelha
Uma mãe e seu filho
Mulheres lavando roupa
Água transportada no lombo de animais
Montanhas Atlas (Marrocos)
Aldeia berebere nos Montes Atlas (Marrocos)
Uma habitação berebere
Aldeia berebere nos Montes Atlas (Marrocos)
Mulher fazendo pão ao lado da família
Fonte das imagens: http://www.enfoque10.com/SPANISH/reportajes/bereber_p1_lw/english/index.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário