sábado, 30 de agosto de 2008

MALÁSIA: Informações e Fotos

"Blogagem missionária UBE - Eu participo"







INFORMAÇÕES GERAIS

• Capital

Kuala Lumpur

• População
22 milhões (54% urbana)

• Área
329.758 km2

• Localização
Sudeste da Ásia

• Idiomas
Malaio, dialetos chineses, inglês e tâmil

• Religião
Islamismo 55%, crenças populares 18%, cristianismo 7,8%, hinduísmo 7%, budismo 7%

• População Cristã
1,7 milhões, fatia da população em crescimento

• Perseguição
Isolada, em crescimento

• Restrições
A evangelização e a conversão de muçulmanos são proibidas.

• No século XXI…
A igreja continuará crescendo e a nação enfrentará uma crescente tensão religiosa, resultando em intensos debates e discussões públicas.




A Malásia está localizada no sudeste do continente asiático e sua área abrange uma península e um terço da Ilha de Bornéu. O relevo do país é caracterizado por planícies costeiras que elevam-se vagarosamente até tornarem-se colinas e montanhas. Densas florestas cobrem quase dois terços do país.

A população soma 22 milhões de habitantes e cerca de 33% possuem idade inferior a 15 anos. Aproximadamente 60% dos residentes no país são de etnia malaia, enquanto 26% têm etnia chinesa e 7% indiana. A população urbana corresponde a pouco mais da metade da população do país. A zona rural é caracterizada pela presença de vilas.

A Malásia tornou-se independente da Grã-Bretanha em 1957. Os territórios de Sabah e Sarawak, localizados na Ilha de Bornéu, são anexados em 1963, formando a atual Malásia, uma federação de 13 estados. A história contemporânea do país tem sido caracterizada pelos esforços da maioria de etnia malaia (que detém o poder político) de ampliar sua influência sobre as outras etnias (que abrangem quase metade da população) na vida econômica, educacional e religiosa. O crescente poder dos partidos políticos fundamentalistas islâmicos tem polarizado ainda mais a nação, resultando em conflitos étnicos e religiosos.

O governo da Malásia é uma monarquia parlamentarista com base na lei comum inglesa. O país já teve suas participações em guerras, mas na atualidade enfrenta principalmente tensões internas entre os grupos étnicos e religiosos. A população respira certa liberdade política, embora esta liberdade seja gozada mais pelos muçulmanos do que por outros grupos.

A economia malaia está crescendo em um ritmo acelerado e a renda per capita anual atinge os US$ 11 mil. O nível de desemprego é baixo e estimado em menos de 3%. A maioria da população adulta é alfabetizada, atuando tanto na indústria como na agricultura. O petróleo é o produto mais exportado, mas o país ainda exporta uma grande variedade de outros bens manufaturados, destacando-se os eletrônicos.

Quase metade dos habitantes pratica o islamismo, mas há minorias significativas de hindus, budistas e praticantes de crenças tradicionais animistas. O cristianismo é a segunda maior corrente religiosa no país.

A Igreja

Os protestantes e católicos somam mais de meio milhão de membros cada. Muitas igrejas estão sob total liderança nativa. Os cristãos mantêm inúmeros ministérios na Malásia, incluindo hospitais, emissoras de rádio e programas de implantação de igrejas.

A Perseguição

A Malásia é uma nação muçulmana e uma grande promotora da solidariedade islâmica em todo o mundo. A legislação malaia proíbe que um muçulmano se converta a outra religião. Qualquer pessoa que for flagrada testemunhando para um muçulmano pode ser multada e presa por um período de até dois anos. Os malaios, que são o maior grupo étnico, são muçulmanos em sua maioria e têm o direito de receber instrução religiosa islâmica nas escolas, enquanto nenhuma outra religião pode ser ensinada. O cristianismo, entretanto, é a religião que cresce mais rapidamente na Malásia.

O Futuro

Quase todas as denominações e associações de igrejas na Malásia exibem sinais de rápido crescimento. É provável que em 2050 a igreja contará com mais de 3 milhões de membros, chegando a mais de 10% da população. A perseguição poderá se intensificar na forma de tentativas esporádicas de controlar e restringir o crescimento da igreja.

Motivos de Oração

1. A igreja está em crescimento. Louve a Deus pelos muitos recém-convertidos e ore para que a igreja consiga instruí-los adequadamente, assim como ordenar novos missionários.

2. A igreja tem a oportunidade de evangelizar. As restrições são muitas e os cristãos precisam agir com discrição, mas há possibilidades de se compartilhar o Evangelho. Ore pedindo a Deus que conceda discernimento e sabedoria aos cristãos da Malásia.

3. Há um grande número de imigrantes na Malásia. Ore para que a igreja seja capaz de evangelizar esses trabalhadores, que talvez não tenham a oportunidade de serem alcançados em seus países de origem.



FONTE TEXO: Missão Portas Abertas





Fotos





A costa do país possui também seus 'paraísos'




*

Bicicletas enfeitadas



Shoping center




Crianças malaias




Cavernas Batu




Vista da capital




As famosas Torres Petronas, que estão entre os maiores edifícios do mundo (Clique Aqui para saber mais)



Ponte decorada com motivos islâmicos


Um comentário:

Danilo Sergio Pallar Lemos disse...

Excelente esposição missiológica sobre Malasia, Eu já fui Missionário na Africa, e lançei um livro sobre missões, por isso valorizo bastante esta tarefa.

Acesse meu blog. www.vivendoteologia.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...