sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Hábitos alimentares dos muçulmanos

Mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo são muçulmanas, ou seja, seguem o Islamismo. Os muçulmanos seguem o Alcorão, o livro sagrado que eles creem conter a última mensagem revelada por Deus ao profeta Maomé, por intermédio do anjo Gabriel. Os muçulmanos acreditam em um único Deus (“Não há outro deus senão Alá e Maomé é seu profeta”), em anjos, profetas, no fim do mundo e no juízo final, quando todos os homens prestarão conta de seus atos a Deus, que tem autoridade no destino e na morte do homem. Para eles esta vida é uma provação para uma próxima no reino de Deus.

Os povos muçulmanos se desenvolveram, historicamente, da África do norte e península Ibérica ao Oriente Médio e Ásia Central.

Quanto à sua alimentação, no início as tribos nômades consumiam os alimentos que podiam ser carregados, como os cereais e os animais que podiam viajar, como as cabras, carneiros e os camelos. Ao longo dos anos, eles passaram a adicionar os vegetais à sua dieta. O pão, feito com trigo, água e pouco sal, é uma constante na alimentação dos muçulmanos que o consomem com todos os outros pratos. Os grãos, como favas, grão-de-bico, lentilha, ervilha, trigo, entre outros, são muito utilizados. Todos combinados com verduras, legumes e até frutas como romãs, damasco, figos, tâmaras e frutas secas. Quanto as carnes, são consumidas principalmente o carneiro, a cabra e peixe, com uma grande variedade de tempero, como o “snubar”, uma semente extraída do cedro do Líbano. Certos alimentos são proibidos aos muçulmanos, como a carne de porco e de todo animal que morreu devido a causas naturais ou foi morto por algum animal, assim como o sangue e as bebidas alcoólicas. Entre os hábitos alimentares dos muçulmanos está o de só comer com a mão direita e todo convidado a entrar em sua casa e compartilhar uma refeição, deve retirar os sapatos, sentar-se no chão e ter o cuidado de não deixar a sola do sapato apontando para outra pessoa. Durante o mês do Ramadã, nono mês do calendário Islâmico quando foi revelado o Alcorão, os muçulmanos estão proibidos, por uma lei civil e religiosa, de comer, beber água e fumar antes que o sol se ponha. Também é durante este mês que o estilo de vida dos muçulmanos sofre uma grande transformação e as noites ganham um aspecto festivo. Os preparativos para este período começam dois meses antes, com o arrependimentos pelas faltas cometidas e também preparando o corpo físico para suportar o jejum.

Fonte: http://primeiramordida.blogspot.com (texto adaptado).

_________________________
Para aprender mais sobre a gastronomia muçulmana, visite este excelente link: http://gastrom.no.sapo.pt/roteiro.htm

2 comentários:

Unknown disse...

Porquê a proibição de comer carne de porco? Qual a razão?

PapoDireto disse...

porque la e consideradoum animal impuro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...