sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Sai da frente, Tóquio! Jacarta é a nova maior cidade do mundo

 


Por 

O mundo tem uma nova cidade mais populosa.

A capital da Indonésia, Jacarta, lidera um ranking cada vez mais dominado pela Ásia. Ela superou a capital de Bangladesh, Daca, e Tóquio, no Japão, para conquistar o título em um novo relatório das Nações Unidas.

Com uma população estimada em quase 42 milhões de habitantes, Jacarta subiu da 33ª posição no ranking anterior, em 2018, quando Tóquio ocupava o primeiro lugar.

Jacarta é seguida por Daca, com 36 milhões de habitantes, que, segundo o relatório, deverá se tornar "a maior cidade do mundo até meados do século".

O novo ranking reflete a rápida transformação que está ocorrendo em todo o mundo, com o surgimento de megacidades densamente povoadas.

Quase metade dos 8,2 bilhões de habitantes do planeta vive agora em cidades, de acordo com o relatório "Perspectivas da Urbanização Mundial 2025", o que representa uma duplicação da população urbana nos últimos 75 anos.

E nove das dez cidades mais populosas do mundo estão localizadas na Ásia.

A única exceção é a capital egípcia, Cairo, que ficou em sétimo lugar com uma população de 25 milhões de pessoas — mais que o dobro da população da cidade de Nova York.

As outras cidades que completam a lista das 10 maiores foram Nova Déli (30,2 milhões), Xangai (29,6 milhões), Guangzhou (27,6 milhões), Manila (24,7 milhões), Calcutá (22,5 milhões) e Seul (22,5 milhões).

“A urbanização é uma força determinante do nosso tempo. Quando gerida de forma inclusiva e estratégica, pode abrir caminhos transformadores para a ação climática, o crescimento económico e a equidade social”, afirmou Li Junhia, subsecretário-geral das Nações Unidas para os Assuntos Económicos e Sociais.

Em 1975, existiam apenas oito megacidades — definidas como aquelas com uma população de pelo menos 10 milhões de habitantes. Em 2025, esse número cresceu para 33, das quais 19 estão na Ásia. Los Angeles e Nova York são as únicas duas megacidades nos Estados Unidos, segundo o relatório.

“Para alcançar um desenvolvimento territorial equilibrado, os países devem adotar políticas nacionais integradas que alinhem habitação, uso da terra, mobilidade e serviços públicos em áreas urbanas e rurais”, disse Li.

Em 2050, poderá haver mais de 15.000 cidades no mundo, a maioria com populações inferiores a 250.000 habitantes.

As projeções da ONU mostraram que Daca provavelmente será a cidade mais populosa do mundo, com 52,1 milhões de habitantes em 2050, enquanto a população de Tóquio deverá diminuir em 2,7 milhões, refletindo o envelhecimento da população e a crise populacional do Japão.

Jacarta, propensa a terremotos e inundações, é superlotada, poluída e está afundando rapidamente.

Em agosto de 2019, o então presidente indonésio Joko Widodo afirmou que a capital do país seria transferida para Nusantara , localizada a 1.200 milhas de distância, em Bornéu, região que possui alguns dos mais altos níveis de biodiversidade do mundo.

A iniciativa, no entanto, enfrentou diversos contratempos, incluindo atrasos na construção, falta de investimento estrangeiro e problemas de gestão e de terrenos.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...