A língua persa, persa moderno, parse ou pársi (فارسی, fārsī, ou پارسی, pārsī) pertence ao grupo indo-iraniano da família das línguas indo-européias, e é falada no Irã, Afeganistão, Tadjiquistão, Uzbequistão, Bahrein, Iraque, Azerbaijão, Armênia, Geórgia, sul da Rússia e em regiões vizinhas. Nos três primeiros países, tem status de língua oficial.
Origina-se do persa antigo, utilizado no período aquemênida, e do persa médio, falado no período sassânida.
É falada por mais de 60 milhões de pessoas no Irã e por cinco milhões no Afeganistão. Fārsī é a atual designação local do idioma e originou-se da forma arábica usada para expressar pārsī, que era o nome dado pelos iranianos ao seu próprio idioma - já que a língua árabe não contém o fonema /p/ [1].
Enquanto o persa iraniano é conhecido como fārsī ou pārsī (parse ou pársi em português), o persa afegão é denominado dari. Atualmente, o parse e o dari são escritos em uma variante do alfabeto árabe. Já o persa falado no Tadjiquistão, o tadjique, é escrito em alfabeto cirílico.
Apesar de utilizar uma forma do alfabeto árabe, o persa é um idioma completamente diferente do árabe, que é do ramo semita da línguas afro-asiáticas, enquanto o parse pertence à família indo-européia, com gramática e fonologia completamente diversas. O persa é uma língua do tipo "sujeito-objeto-verbo".
Fonte: WIKIPÉDIA - http://pt.wikipedia.org/wiki/Idioma_persa
Nota: clique nos hiperlinks e acesse ainda mais informações.
*
Um comentário:
Olá, meu nome é Amir, sou iraniano nato, naturalizado, moro há 20 anos no Brasil. Trabalho como tradutor intérprete e ministro aulas com o alfabeto persa ou latim. Meu contato é
(11) 97257-0798.
Postar um comentário