quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Racha entre os Sikhs. Surge uma nova religião

Típico seguidor sikh


O Sikhismo é a quinta religião do mundo em quantidade de seguidores. São mais de 23 milhões segundo algumas estimativas. Trata-se de uma religião monoteísta com infiltração do hinduísmo e do islamismo. Surgiu no século XV em uma região chamada Punjab, território hoje dividido entre o Paquistão e a Índia.

Uma característica do homem sikh é sua barba e seu turbante.

É comum os sikhs venerarem homens sábios do passado, chamados de gurus. Os seguidores dos gurus criaram linhas dentro do sikhismo. O sikhismo é um amontoado de pequenos grupos, os seguidores dos tais gurus do passado. O ramo principal do sikhismo que venera o guru fundador considera as outras correntes como seitas. O livro sagrado deles é objeto de conflito. Cada seguidor quer adicionar composições do seu guru preferido.

http://www.gururavidas.org/
Um dos gurus mais venerados é o Guru Ravidass que viveu vários séculos atrás. Os ravidassianos fundaram templos em várias cidades do mundo e contam com uma liderança forte. A separação se deu por causa de um assassinato de um de seus líderes (acompanhe a notícia da Folha de São Paulo). Esta ação desencadeou um movimento separatista entre os sikhstas e os seguidores de Ravidass.

O movimento para criar uma identidade religiosa distinta para Ravidassianos foi liderada por Dera Sachkhand Ballan após o assassinato de Sant Ramananad, um dos líderes da religião em Viena, no dia 24 de maio do ano passado em um templo Ravidass. Sant Niranjan Dass ficou ferido no atentado supostamente realizado por alguns sikhs. O motivo do ataque ainda é desconhecido e a polícia austríaca ainda está investigando o caso.

Dera Sachkhand Ballan anunciou a nova religião, Ravidassia Dharm, em Benares, a cidade natal do Guru Ravidass, na noite de sábado. A ocasião era o 633° aniversário de Ravidass.

Foi também anunciado que a comunidade terá seu livro religioso separado, Amrit Bani Guru Ravidass, contendo 240 hinos do Guru Ravidass, um símbolo separado "Har" e um lema separado "Jai Gurudev". 200 hinos a mais que havia originalmente no livro sagrado dos sikhs.

Símbolo Ravidass
Notícia original, em inglês, aqui.

Vamos orar pelos sikhs e suas dezenas de seitas. Precisam encontrar o verdadeiro Deus! Peça para que Jesus apareça em seus sonhos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...