terça-feira, 23 de março de 2010

ALUKA: uma biblioteca digital sobre a África


A Aluka é uma iniciativa internacional que conta com colaboradores para a criação de uma biblioteca digital de recursos da área acadêmica sobre a África. A palavra 'Aluka' deriva de uma palavra em zulu que significa “tecer”, demonstrando a missão da Aluka de conectar recursos e acadêmicos de todo o mundo.A Aluka procura reunir conteúdo acadêmico de alta qualidade sobre a África, desde documentos de arquivos, livros, relatórios, manuscritos e trabalhos de referência até modelos tridimensionais, mapas, relatos, espécimes de plantas, fotografias e slides.
A plataforma baseada na Web da Aluka fornece ferramentas poderosas para pesquisa, ensino, colaboração e troca de conhecimento.
Um dos objetivos principais da Aluka é fornecer aos acadêmicos e alunos africanos acesso a vários tipos de material acadêmico originalmente da África, que até agora não conseguiam obter esse tipo de facilidade.A Aluka também mantém relações estreitas de trabalho com organizações na África para criar capacidade de digitalização e de uso de material on-line para ensino e pesquisa. Em alguns casos, isso inclui a instalação de laboratórios digitais e fornecimento de treinamento técnico de escaneamento e criação de registros de metadados; em outros casos, a Aluka organiza workshops de treinamento de arquivistas, docentes, profissionais da área de história e bibliotecários sobre tópicos relacionados à imagem digital, preservação e utilização de ferramentas on-line em sala de aula.Para demonstrar o potencial da Aluka como um recurso acadêmico, três tópicos estão sendo desenvolvidas atualmente: Locais e Paisagens do Patrimônio Cultural Africano, Plantas Africanas e Lutas pela Libertação na África Austral. Novos materiais estão sendo adicionados aos acervos progressivamente. Em longo prazo, esperamos que o trabalho da Aluka na África seja um modelo para a expansão desse tipo de iniciativa para outras regiões do mundo em desenvolvimento.A Aluka é um projeto da Ithaka, organização sem fins lucrativos que assumiu a missão de promover inovações no ensino superior fornecendo pesquisa e serviços estratégicos e suporte de infra-estrutura a novas e promissoras iniciativas (http://www.ithaka.org/). O financiamento inicial da Ithaka e Aluka foi fornecido pelas fundações “The Andrew W. Mellon Foundation”, “The William and Flora Hewlett Foundation” e “The Stavros Niarchos Foundation”.O público principal da Aluka é a comunidade de ensino de terceiro grau e de pesquisa na África e em todo o mundo, incluindo faculdades, universidades, centros de pesquisa e política e instituições culturais. Os materiais são selecionados tendo-se em conta principalmente os estudantes de graduação e seus orientadores, mas o conteúdo é também de valia para estudantes de pós-graduação e estudantes de nível médio. Alguns materiais, como imagens de alta resolução de espécimes de plantas e bancos de dados de GIS, são de grande valia para fins de pesquisas especializadas.Para participar, é preciso se cadastrar através de uma ID de usuário, no site da Aluka.Qualquer dúvida, entrar em contato com a SeABD, através do e-mail: seabd@ufscar.br ou pelo telefone: (16) 3351-8424.

Fonte: http://seabd.blogspot.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...