quarta-feira, 23 de novembro de 2011

VIAGENS - O que fazer se você perder o voo

http://turismo.ig.com.br/


Trânsito, agenda cheia, distração, falta de pontualidade, imprevistos. Problemas não faltam para perder um voo




Foto: Getty ImagesAmpliar
Em grandes cidades o imprevisto já está na porta de casa. Mas, não se preocupe: é possível remarcar um vôo perdido
Em geral, é possível recolocar o passageiro atrasado em voos seguintes, mas isso tem um preço. Na TAM, por exemplo, se a pessoa nem fez o check-in porque percebe que o embarque do seu voo já foi finalizado, ela pode se dirigir à loja da companhia no aeroporto e pagar a taxa de remarcação, cujo valor muda conforme o tipo de tarifa adquirida, e a diferença do valor da passagem (quando houver). Caso o passageiro tenha feito o check-in, mas não tiver autorização para embarcar por causa do atraso, ele obrigatoriamente paga uma taxa de R$ 100 para voos nacionais ou US$ 50 para voos internacionais, além da taxa de remarcação e da eventual diferença de tarifa.
As companhias orientam adiantar o check-in pela internet. Na TAM, ele pode ser feito de 72 horas até 45 minutos antes do embarque, nos voos domésticos, e até 2 horas antes, nos voos internacionais. Mesmo assim, pedem que os passageiros cheguem até 60 minutos antes do horário da decolagem se for viajar pelo Brasil e até duas horas antes se for para o exterior.

SIGA O IG TURISMO NO TWITTER
O problema entra quando a subjetividade determina conceitos diferentes de atraso. A jornalista Eliane Quinalia, 25 anos, garante que chegou apenas cinco minutos atrasada em Congonhas, São Paulo (SP), de onde partiria para Florianópolis (SC), a trabalho. “Fiz o check-in e não me deixaram embarcar. Disseram que o pessoal já estava fazendo o embarque e eu não poderia subir. Eu disse que me atrasei apenas cinco minutos e que eu correria até lá em cima, mas não deixaram”, conta Eliane, que nem chegou a embarcar em outro voo e fez a entrevista que teria que fazer em Santa Catarina por telefone mesmo.

Foto: Getty ImagesAmpliar
Quem perder o avião precisa pagar uma taxa para remarcar o vôo e a eventual diferença da tarifa
Roberta Martinho, 33 anos, pesquisadora museológica, também perdeu uma viagem a trabalho, saindo de Congonhas para Belo Horizonte (MG), mas conseguiu embarcar no voo seguinte. “Paguei a diferença de R$ 100 e embarquei. Cheguei 20 minutos antes da saída do voo e muito atrasada para o check-in. Foi estressante, não resolveram nada na hora e fui mal atendida. Quem perde o voo é maltratado”, desabafa. “Na época, estavam reformando o aeroporto, o trânsito estava absurdo, eu pegava esse voo sempre e só dessa vez aconteceu isso”, completa.
Em alguns casos, o atraso é tanto, que não adianta nem negociar. “Eu ia voltar de Porto Seguro (BA) para o Rio de Janeiro (RJ). Minha namorada na época ligou pra mim e começamos a brigar. Perdi a hora, ainda peguei um engarrafamento e, quando cheguei ao aeroporto, eu vi o avião decolando”, lembra Cláudio Louro, 46 anos, analista de suporte sênior, que conseguiu embarcar aproximadamente duas horas depois.
Atraso bem-vindo
Apesar de parecer difícil, perder um voo também pode ter o lado bom. Mesmo com o desespero inicial de não ver seu nome na lista de passageiros, Marília Oliveira, 29 anos, assessora de comunicação, adorou ter perdido um voo em Guarulhos, em São Paulo (SP), em março do ano passado, quando tentava voltar para sua cidade natal, São Luís (MA).
Marília não apenas se atrasou, mas confundiu as datas e chegou ao aeroporto um dia depois do que constava no bilhete da sua passagem. “Coloquei na cabeça que a volta era dia 25 de março. Na verdade, eu chegaria em São Luís dia 25, mas sairia de São Paulo dia 24”, conta. “Pedi para me recolocarem em outro voo, mas não tinha vaga, nem no dia seguinte. Aí eu fiquei mais uns 15 dias. Fui a shows, lançamento de livros, passeei na Pinacoteca... Eu adorei perder o voo, foi um bônus”, relembra Marília, que tem família na capital paulista.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...