quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Uma lista de países por sistema de governo

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Lista de países por ordem alfabética

PaísesForma constitucionalChefe de estadoBase de legitimidade executiva
 AfeganistãoRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 África do SulRepúblicaExecutivoPresidência e ministros estão sujeitos a confiança parlamentar
 AlbâniaRepúblicaCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 AlemanhaRepúblicaCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 ArgéliaRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura; ministros sujeitos a confiança parlamentar
 AndorraMonarquia constitucionalCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 AngolaRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 Antígua e BarbudaMonarquia constitucionalCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 Arábia SauditaMonarquia absolutaExecutivoToda a autoridade investida no monarca absolutista
 ArgentinaRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 ArméniaRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura; ministros sujeitos a confiança parlamentar
 AustráliaMonarquia constitucionalCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 ÁustriaRepúblicaCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 AzerbaijãoRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 BaamasMonarquia constitucionalCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 BahrainMonarquia constitucionalExecutivoO monarca exerce pessoalmente o poder em concertação com outras instituições
 BangladecheRepúblicaCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 BarbadosMonarquia constitucionalCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 BielorrússiaRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 BélgicaMonarquia constitucionalCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 BelizeMonarquia constitucionalCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 BenimRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 ButãoMonarquia constitucionalExecutivoO monarca exerce pessoalmente o poder em concertação com outras instituições
 BolíviaRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 Bósnia e HerzegovinaRepúblicaCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 BotsuanaRepúblicaExecutivoPresidência e ministros estão sujeitos a confiança parlamentar
 BrasilRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 BruneiMonarquia absolutaExecutivoToda a autoridade investida no monarca absolutista
 BulgáriaRepúblicaCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 Burquina FasoRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 BurúndiRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 Cabo VerdeRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura; ministros sujeitos a confiança parlamentar
 CambojaMonarquia constitucionalCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 CamarõesRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 CanadáMonarquia constitucionalCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 CasaquistãoRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 CatarMonarquia absolutaExecutivoToda a autoridade investida no monarca absolutista
 ChadeRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 ChileRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 República Popular da ChinaRepúblicaExecutivoPoder constitucionalmente vinculado a um único movimento político
 ChipreRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 Cidade do VaticanoMonarquia absolutaExecutivoToda a autoridade investida no monarca absolutista
 ColômbiaRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 ComoresRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 Coreia do NorteRepúblicaExecutivoPoder constitucionalmente vinculado a um único movimento político
 Coreia do SulRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 Costa RicaRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 Costa do MarfimRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 CroáciaRepúblicaCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 CubaRepúblicaExecutivoPoder constitucionalmente vinculado a um único movimento político
 DinamarcaMonarquia constitucionalCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 DjiboutiRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura; ministros sujeitos a confiança parlamentar
 DomínicaRepúblicaCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 EquadorRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 EgiptoRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura; ministros sujeitos a confiança parlamentar
 Emirados Árabes UnidosMonarquia constitucionalExecutivoO monarca exerce pessoalmente o poder em concertação com outras instituições
 EritreiaRepúblicaExecutivoPoder constitucionalmente vinculado a um único movimento político
 EslováquiaRepúblicaCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 EslovéniaRepúblicaCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 EspanhaMonarquia constitucionalCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 Estados Unidos da AméricaRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 EstóniaRepúblicaCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 EtiópiaRepúblicaCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 Fijin/an/aNenhuma base constitucionalmente definida para o regime em vigor
 FinlândiaRepúblicaCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 FrançaRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura; ministros sujeitos a confiança parlamentar
 FilipinasRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 GabãoRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 GâmbiaRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 GeórgiaRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura; ministros sujeitos a confiança parlamentar
 GanaRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 GréciaRepúblicaCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 GranadaMonarquia constitucionalCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 GuatemalaRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 GuinéRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 Guiné-BissauRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura; ministros sujeitos a confiança parlamentar
 Guiné EquatorialRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 GuianaRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura; ministros sujeitos a confiança parlamentar
 HaitiRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura; ministros sujeitos a confiança parlamentar
 HondurasRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 HungriaRepúblicaCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 IémenRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 ÍndiaRepúblicaCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 IndonésiaRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 IrãoRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 IraqueRepúblicaCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 IrlandaRepúblicaCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 IslândiaRepúblicaCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 IsraelRepúblicaCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 ItáliaRepúblicaCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 JamaicaMonarquia constitucionalCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 JapãoMonarquia constitucionalCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 JordâniaMonarquia constitucionalExecutivoO monarca exerce pessoalmente o poder em concertação com outras instituições
 KiribatiRepúblicaExecutivoPresidência e ministros estão sujeitos a confiança parlamentar
 KosovoRepúblicaCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 KuwaitMonarquia constitucionalExecutivoO monarca exerce pessoalmente o poder em concertação com outras instituições
 LaosRepúblicaExecutivoPoder constitucionalmente vinculado a um único movimento político
 LesotoMonarquia constitucionalCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 LetóniaRepúblicaCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 LíbanoRepúblicaCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 LibériaRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 LíbiaRepúblicaCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 ListenstaineMonarquia constitucionalExecutivoO monarca exerce pessoalmente o poder em concertação com outras instituições
 LituâniaRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura; ministros sujeitos a confiança parlamentar
 LuxemburgoMonarquia constitucionalCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 MacedóniaRepúblicaCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 MadagáscarRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura; ministros sujeitos a confiança parlamentar
 MalawiRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 MalásiaMonarquia constitucionalCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 MaldivasRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 MaliRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 MaltaRepúblicaCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 MarrocosMonarquia constitucionalExecutivoO monarca exerce pessoalmente o poder em concertação com outras instituições
 Ilhas MarshallRepúblicaExecutivoPresidência e ministros estão sujeitos a confiança parlamentar
 MauritâniaRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura; ministros sujeitos a confiança parlamentar
 MauríciaRepúblicaCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 MéxicoRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 MicronésiaRepúblicaExecutivoPresidência e ministros estão sujeitos a confiança parlamentar
 MoçambiqueRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 MoldáviaRepúblicaCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 MónacoMonarquia constitucionalExecutivoO monarca exerce pessoalmente o poder em concertação com outras instituições
 MongóliaRepúblicaCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 MontenegroRepúblicaCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 MianmarRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 NamíbiaRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 NauruRepúblicaExecutivoPresidência e ministros estão sujeitos a confiança parlamentar
 NepalRepúblicaCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 NicaráguaRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 NígerRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura; ministros sujeitos a confiança parlamentar
 NigériaRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 NoruegaMonarquia constitucionalCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 Nova ZelândiaMonarquia constitucionalCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 OmãMonarquia absolutaExecutivoToda a autoridade investida no monarca absolutista
 PalauRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 PalestinaRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 PanamáRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 Papua-Nova GuinéMonarquia constitucionalCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 PaquistãoRepúblicaCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 ParaguaiRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 PeruRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 Países BaixosMonarquia constitucionalCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 PolóniaRepúblicaCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 PortugalRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura; ministros sujeitos a confiança parlamentar
 QuéniaRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 QuirguistãoRepúblicaCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 Reino UnidoMonarquia constitucionalCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 República Árabe Saaráui DemocráticaRepúblicaExecutivoPoder constitucionalmente vinculado a um único movimento político
 República Centro-Africanan/an/aNenhuma base constitucionalmente definida para o regime em vigor
 República ChecaRepúblicaCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 República Democrática do CongoRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura; ministros sujeitos a confiança parlamentar
 República do CongoRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 República DominicanaRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 RoméniaRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura; ministros sujeitos a confiança parlamentar
 RússiaRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura; ministros sujeitos a confiança parlamentar
 RuandaRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 SalvadorRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 Ilhas SalomãoMonarquia constitucionalCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 SamoaRepúblicaCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 Santa LúciaMonarquia constitucionalCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 São Cristóvão e NevisMonarquia constitucionalCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 São Vicente e GranadinasMonarquia constitucionalCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 São MarinhoRepúblicaExecutivoPresidência e ministros estão sujeitos a confiança parlamentar
 São Tomé e PríncipeRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura; ministros sujeitos a confiança parlamentar
 SeichelesRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 SenegalRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura; ministros sujeitos a confiança parlamentar
 Serra LeoaRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 SérviaRepúblicaCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 SingapuraRepúblicaCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 SíriaRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura; ministros sujeitos a confiança parlamentar
 SomáliaRepúblicaCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 Sri LankaRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura; ministros sujeitos a confiança parlamentar
 SuazilândiaMonarquia absolutaExecutivoToda a autoridade investida no monarca absolutista
 SudãoRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 Sudão do SulRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 SurinameRepúblicaExecutivoPresidência e ministros estão sujeitos a confiança parlamentar
 SuéciaMonarquia constitucionalCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 SuíçaRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 Tailândian/an/aNenhuma base constitucionalmente definida para o regime em vigor
 TaiwanRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura; ministros sujeitos a confiança parlamentar
 TajiquistãoRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura; ministros sujeitos a confiança parlamentar
 TanzâniaRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 Timor-LesteRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura; ministros sujeitos a confiança parlamentar
 TogoRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 TongaMonarquia constitucionalExecutivoO monarca exerce pessoalmente o poder em concertação com outras instituições
 Trindade e TobagoRepúblicaCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 TunísiaRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura; ministros sujeitos a confiança parlamentar
 TurcomenistãoRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 TurquiaRepúblicaCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 TuvaluMonarquia constitucionalCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 UgandaRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 UcrâniaRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura; ministros sujeitos a confiança parlamentar
 UruguaiRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 UsbequistãoRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 VanuatuRepúblicaCerimonialMinistros sujeitos a confiança parlamentar
 VenezuelaRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 VietnameRepúblicaExecutivoPoder constitucionalmente vinculado a um único movimento político
 ZâmbiaRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura
 ZimbabuéRepúblicaExecutivoPresidência independente da legislatura

Mapa

Uma legenda com código de cores das formas de governo.
Legenda
Note-se que este quadro tem como objectivo representar os sistemas de governo de jure, e não o grau de democracia de facto. Vários países considerados, constitucionalmente, como repúblicas multipartidárias também podem ser genericamente descritos como estados autoritários.
Formas de governo dos estados considerados democracias eleitorais pela Freedom House. Países que não sejam considerados democracias eleitorais estão em cinzento.
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Sistemas de Governação

Repúblicas Presidencialistas/Separadas

Estes são sistemas em que o presidente é o chefe do poder executivo do governo, é eleito e permanece no cargo independentemente da legislatura. A seguinte lista inclui os estados democráticos e não-democráticos:

Sistemas presidencialistas totais

Nos sistemas presidencialistas plenos, o presidente é o chefe de estado e o chefe de governo. Geralmente não há primeiro-ministro, embora quando exista este seja apenas um inteiramente subordinado ao presidente.
Sistemas presidencialistas
Sistemas presidencialistas com um primeiro-ministro

Sistemas semi-presidencialistas

Em sistemas semi-presidencialistas, geralmente existe um presidente e um primeiro-ministro. Em tais sistemas, o presidente tem autoridade executiva genuína, ao contrário de numa república parlamentar, mas alguns dos papéis de um chefe de governo são exercidos pelo primeiro-ministro.

Repúblicas parlamentares

república parlamentar é um sistema em que o primeiro-ministro é o chefe activo do poder executivo do governo e que também lidera a legislatura. O grau de poder executivo do presidente pode variar de ser razoavelmente significativo (ex.: Paquistão) a pouco (ex.: Índia) ou nenhum (ex.: Irlanda). Sempre que o presidente tenha pouco poder executivo, a sua função é principalmente a de uma figura simbólica.

Sistemas republicanos mistos

Um chefe de estado e de governo combinado é eleito pela legislatura, no entanto, não estão sujeitos a confiança parlamentar durante o seu mandato (embora o seu gabinete esteja).

Sistema directorial[editar | editar código-fonte]

sistema directorial contém elementos dos sistemas presidenciais e parlamentaristas. Numa república directorial um conselho exerce em conjunto tanto os poderes presidenciais e de governo (o conselho é o chefe de estado colectivo). O conselho é eleito pelo parlamento, mas não está sujeita a confiança política durante o seu mandato, que tem uma duração fixa.

Monarquias constitucionais

Estes são sistemas em que o chefe de estado é um monarca constitucional; a existência do seu cargo e sua capacidade de exercer a sua autoridade é estabelecida e contida ou retida na lei constitucional.

Monarquias constitucionais com monarcas cerimoniais

Sistemas em que o primeiro-ministro é o chefe activo do poder executivo do governo. Em alguns casos, o primeiro-ministro é também o líder da legislatura, noutros casos, o poder executivo é claramente separado da legislatura, embora todo o gabinete ou ministros individuais devam demitir-se no caso de umvoto de censura. O chefe de estado é um monarca constitucional que só exerce os seus poderes com o consentimento do governo, o povo ou os seus representantes.

Monarquias constitucionais com monarcas ativos

O primeiro-ministro é um executivo activo da nação, mas o monarca ainda tem ​​poderes políticos consideráveis que podem ser usados ao seu próprio critério.

Monarquias absolutas

Especificamente, as monarquias em que o exercício do poder do monarca não está restrito por qualquer direito constitucional substantivo.

Teocracias

Estados com base uma religião de Estado, em que o chefe de estado é escolhido por alguma forma de hierarquia religiosa.

Estados com movimentos políticos únicos

Estados em que o poder político está por lei concentrado num único partido político cujas operações são em grande parte fundidas com a hierarquia do governo (ao contrário de estados em que a lei estabelece um sistema multipartidário, mas essa fusão não é alcançada de qualquer maneira através de fraude eleitoral ou simples inércia). No entanto, alguns têm governos eleitos.

Estados com juntas militares

As forças armadas do país controlam os órgãos de governo e todos os executivos políticos de topo também são membros da hierarquia militar.

Transição

Estados que possuem um sistema de governo que está em transição ou em tumultos e são classificados com a actual orientação de mudança.

Sistemas de Governação Interna

Federal

Estado unitário

Unitário regionalizado
Estados em que o governo central delegou alguns dos seus poderes às autoridades regionais.

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