sábado, 15 de março de 2008

Fotos e informações sobre a Indonésia



A Indonésia está localizada no sudeste do continente asiático e é o mais extenso arquipélago do planeta, estendendo-se desde o Oceano Índico até o Pacífico. Abrange cerca de 17 mil ilhas, das quais 6 mil são inabitadas. Em geral, as ilhas apresentam planícies costeiras e montanhas no interior. Densas florestas estão presentes em dois terços do território indonésio.

Mais de 212 milhões de pessoas vivem no país, tornando a Indonésia o lar da maior população muçulmana do mundo. Cerca de um terço dos habitantes têm idade inferior a 15 anos e a expectativa de vida gira em torno de 62 anos. A população é constituída de diversos grupos étnicos, alguns dos quais abrangem milhões de pessoas, e a maioria ainda não foi alcançada pelo Evangelho.

O governo indonésio é baseado na lei romano-holandesa, modificada por conceitos indígenas e por novos códigos criminais. A Indonésia travou uma amarga e sangrenta batalha contra os holandeses por sua independência, que finalmente aconteceu em dezembro de 1949. Após a queda do ditador Suharto em maio de 1988, a liberdade política começou a se tornar uma realidade para os cidadãos indonésios.

Quanto à sua economia, a Indonésia foi transformada pela produção de aço, alumínio e cimento no período de 1965-1970. Atualmente, o setor bancário indonésio é visto como vulnerável e o país possui um alto endividamento externo. Além disso, práticas não competitivas que favoreciam os interesses financeiros do presidente Suharto e seus partidários ainda estão em vigor. A força de trabalho abrange cerca de 66 milhões de pessoas, mas a taxa de desemprego está em torno de 15%. A maioria da população trabalha na agricultura e na indústria. A educação escolar primária é obrigatória e aproximadamente três quartos dos indonésios são alfabetizados. A Indonésia possui 900 universidades.

Cerca de 78% da população é muçulmana, mas há também há um pequeno número de animistas, hindus e budistas. O cristianismo abrange cerca de 12% da população.

A Igreja

O número de cristãos no país é de aproximadamente 25 milhões. A forte presença do cristianismo cresce cerca de 5% ao ano, com o surgimento de mais de um milhão de novos adeptos todos os anos. Apesar da grande hostilidade e das ações radicais de alguns grupos religiosos, muitos muçulmanos estão cada vez mais curiosos a respeito do cristianismo e abertos a receber Bíblias.

A Perseguição

A constituição reconhece o direito de escolha religiosa e a liberdade de evangelização, desde que a tranqüilidade religiosa não venha a ser quebrada. Na prática, a liberdade de escolha de religião se restringe ao islamismo, protestantismo, catolicismo e hindu-budismo. Igrejas podem ser edificadas e cursos podem ser lecionados nas escolas. Até alguns feriados cristãos são celebrados nacionalmente. Entretanto, existe um claro favorecimento aos muçulmanos. Subsídios governamentais são utilizados para patrocinar professores muçulmanos, mesquitas e escolas. Algumas vezes, os muçulmanos fazem uso da violência, destruindo escolas e igrejas cristãs. O sentimento anticristão é mais presente nas áreas densamente povoadas por muçulmanos, como o extremo norte da ilha de Sumatra.

Mais ao leste, a cidade-ilha de Ambon e outras partes da província de Molucas foram palco de recentes choques e distúrbios sectaristas. No início de 1999, quando os conflitos em Ambon começaram, no segundo dia do festival de Idulfitri,* o adolescente Roy Pontoh, de apenas 15 anos, tornou-se um dos mais jovens cristãos a morrer por sua fé em Cristo.

* N. do E.: Idulfitri é o nome de um festival islâmico realizado ao final do período muçulmano de jejum conhecido por Ramadã.

Os colegas de escola de Roy jamais esquecerão quando ele foi abordado pelos agressores muçulmanos que lhe perguntaram:

"Quem é você?"

"Sou um soldado de Cristo", respondeu Roy.

Ao ouvirem isso, os agressores amputaram seu braço esquerdo. Com a intenção de convencer o jovem rapaz a negar sua fé, eles repetiram a pergunta. Ao ouvirem a mesma resposta, os muçulmanos amputaram-lhe o braço direito. Ainda não satisfeitos, os homens tentaram forçar Roy a dizer Allahu Akbar – expressão que significa "Alá é o Maior" –, mas ele apenas respondeu:

"Pelo que sei, Jesus é o único Senhor."

Imediatamente, os agressores abriram seu estômago com golpes de faca. As últimas palavra de Roy foram:

"Sou um soldado de Cristo."

Desde então, é possível que mais de mil pessoas tenham perdido suas vidas em choques sectaristas nas ilhas Molucas. Embora um grande número de líderes e pastores cristãos também tenham sido martirizados nos conflitos religiosos locais – que até o momento não mostram sinais de trégua –, a morte de Roy Pontoh foi marcante por ele ser apenas um jovem adolescente e não ter negado sua fé em Jesus mesmo diante da morte certa.

O corpo do garoto foi enterrado próximo a sua casa. Quando a segunda onda de conflitos irrompeu em julho de 1999, deixando em ruínas mais de dois terços da cidade de Ambon, sua casa também foi destruída. A família mudou-se para uma cidade distante em Irian Jaya, onde o pai de Roy trabalha no departamento florestal.

O Futuro


Apesar da perseguição, a igreja está crescendo. Estima-se que os cristãos na Indonésia somem mais de 65 milhões em 2050. É provável também que a tensão e o recrudescimento da violência entre muçulmanos e cristãos persistam nas próximas cinco décadas.

Motivos de Oração

1. A igreja indonésia tem desfrutado de uma longa história de paz. Por séculos, cristãos e muçulmanos têm vivido em harmonia. Somente no final dos anos 90 isso começou a mudar, quando radicais incitaram a violência sectarista. Ore para que as tensões diminuam e a reconciliação seja instaurada.

2. A igreja indonésia tem colhido muitos frutos. Louve a Deus pelo crescimento da igreja cristã. Ore pedindo sabedoria aos líderes da igreja local para realizarem tanto a evangelização como o discipulado e o treinamento dos novos convertidos, a fim de que estes possam se tornar evangelistas.

3. A igreja indonésia goza da liberdade de culto. Agradeça a Deus pelo enorme testemunho resultante da celebração de datas cristãs e da construção de igrejas e escolas. Ore para que a igreja saiba aproveitar essas oportunidades com sabedoria.

4. A igreja indonésia tem sofrido intensamente os efeitos dos conflitos étnicos e das tensões religiosas. Recentemente, a Indonésia tem vivido dias de intensos conflitos e choques religiosos que resultam em inúmeras mortes e significativos danos à economia. O recrudescimento da violência contra a minoria cristã, particularmente em Java e Sumatra, já resultou na morte de pelo menos dez cristãos e na destruição de dezenas de igrejas. Ore pedindo que as tensões cessem e que os cristãos possam servir à Indonésia por meio de um ministério de reconciliação.

www.portasabertas.org.br


Visão noturna de Jakarta, capital da Indonésia

Vulcão Krakatoa, na Indonésia

A paradisíaca Bali, Indonésia

Reunião de Muçulmanos

Estátua de Buda no templo Borobudur, em Java (Indonésia)

Barcos de pesca em Pagandaran, Indonésia

O Dragão de Komodo, verdadeiro fóssil vivo e um dos animais símbolo do país.

Dançarinas típicas da Indonésia

Crianças indonésias

Banco da Indonésia

Alegria, mesmo na pobreza

Monges budistas

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...