sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Como é Comemorado o Natal em Diferentes Países


Polônia

Nesse país, a ceia de Natal no dia 24, inicia quando surge no céu a primeira estrela. A família reúne-se à mesa, enfeitada a manjedoura. O momento culminante da ceia é a "Oplatek’’. É o momento de aproximação dos afastados física e espiritualmente, e, portanto, o momento de perdoar e afastar todos os pêsames, pois não se pode ficar próximo de alguém, perante a história, com desavenças no coração.
Na ceia não se come carne vermelha, mas sim peixes, acompanhados de vinho branco, sopa de cogumelo, pão, doces de mel, e torta de sementes de papoula. Após a família sentar-se à mesa, somente a dona de casa se levanta para servir as iguarias, e deixa-se sempre uma luta. A meia noite, os poloneses assistem à missa do galo. No dia 25, a festa começa no café da manhã, quando então pode ser servido presunto e carnes à vontade. Este desjejum é a refeição mais festiva do dia.
Já os presentes são trocados na data de seis de Novembro, dia de São Nicolau. Na Polônia, o ferro a história o presépio trazem a memória que não se trata apenas de um banquete, mas sim de uma verdadeira conciliação com Deus. O Natal na Polônia também não precisa o pinheiro enfeitado, semelhante ao nosso, no Brasil.


Alemanha

Na Alemanha, país rico em tradições natalinas, o momento mais importante do Natal constitui-se na reunião da família, durante a ceia ou o almoço também são tradicionais as chamadas "Feiras de Natal", onde se pode comprar tudo para as festividades: enfeites, pães, a árvore, figuras de presépio, pães de mel, amêndoas torradas, brinquedos de madeiras, artigos de lã, caramelos, chocolates.
Os musicais são uma constante, cada sete de dezembro, as crianças tiram uma "Prêmio" para o Natal, quando recebem presentes ou guloseimas, trazidas por "São Nicolaos" Ou Papai Noel, como conhecido entre nos.
Na noite de Natal, todos se reúnem nas suas casas, entoam cânticos e acendem as velas da árvore geralmente no Natal torcem para que neve forte, para eles um Natal sem neve é impossível, aqui no Brasil, as famílias de origem alemão perderam o costume de pinheiro natural muitos enfeites , o presépio, as canções e a reunião familiar. A neve ficou apenas como uma saudosa lembrança de seu país de origem.


França

Como não poderia deixar de ser um dos pontos fortes do Natal francês é a qualidade e diversidade dos alimentos servidos na ceia.
Cada região tem o seu prato tradicional: na Acácia, o prato principal é o ganso. Na Burgumdia, o peru com nozes e, para os parisienses, Natal é sinônimo de ostras e patê de faie gras.
Mas o Natal Francês não se limita à ceia. Também há o Papai Noel ,o "Papai Noel". Só que, lá, ele vem acompanhado de um outro personagem, o "Pere Fouetard". Que é encarregado de informar ao Papai Noel como foi o comportamento de cada criança durante o ano.
Os franceses gostam muito do presépio, frutas, geralmente em peças de cerâmica. Há uma longa tradição, no sul do pais, de artesãos especializados nos confecções de peças do presépio. Os molares para o feita de geração de o século XVII . No mês de dezembro as figuras do presépio podem ser adquiridas nas feiras realizadas em Marselha e AIX.



Venezuela


Uma das mais divertidas tradições de Natal do mundo é da Venezuela, e é praticada pelas crianças locais. A população da Venezuela tem o hábito de ir à primeira missa do dia (entre os dias 16 e 24 de Dezembro) - essa missa é chamada de Missa de Agrinalda.


Em Caracas, a capital do país, é com um que as crianças e adolescentes sigam para a missa de patins. Em muitos bairros, chega - se a fechar as ruas 
para os carros no período até às oito horas da manhã, para que as crianças possam ir patinando para a missa.


Mas o mais curioso é um habito que antecede a ida para a missa. De noite, na hora de dormir, muitas crianças amarram um barbante no dedão do pé, e colocam a outra extremidade do barbante pendurado para a fora da janela. Assim, os primeiros patinadores que passam para ir para a missa , vão dando um puxão nos barbantes atados nos pés dos mais preguiçosas, para acordá-los.



Índia

Enquanto os Brasileiros optaram por uma árvore de Natal que não é nativa do país o pinheirinho, os indianos elegeram as árvores nativas para decorarem durante o natal. Na índia, as bananeiras, mangueira é que são enfeitada é, em algumas casas usam-se as folhas de mangueiras para fazer decorações Natalinas. Em diversas regiões indianas usam-se pequenas lamparinas como enfeites que são colocadas sobre os telhados é muros. Mas, nas igrejas utilizam-se velas é uma flor que, embora mexicana, tornou-se a flor do Natal de vários locais o bico-de-papagaio, ou pointsettia.


México

Durante o Natal no México, a população aproveita não só para distribuir presentes mas para relembrar os difíceis movimentos que antecederam o nascimento de Jesus. Isto é feito em procissões . As pousadas que reproduzem o drama de Maria e Jesus procurando representar um local onde ficaram quando chegaram em Belém .
As procissões começam nove dias antes do Natal . Porque a ida da sagrada família de Nazaré para Belém levou nove dias.
Grupos de amigos e familiares se dividem em dois lados representam a Sagrada Família a Belém. Os dois peregrinos pediam abrigo aos donos de pousadas sendo recusados friamente em cada uma delas. Enfim chegam a casa que foi escolhida para abrigar um altar com um presépio onde são recebidos com festa. Então são feitas orações e tem início a comemoração do Natal.



China
    Os chineses cristãos comemoram o Natal decorando suas casas com coloridas lanternas de papel.
    Também as árvores de Natal que são chamadas de "árvores de luz’, são decoradas com lanternas, flores e outros enfeites de papel.
    Como as crianças americanas, as chinesas também penduram os seus pés de meia para que o PAPAI NOEL coloque ali os presentes. Mas lá o seu nome é um pouco mais complicado.
    O velhinho é chamado de Dun Lhe dao Ren, que significa ‘velho Natal’.
    Neste instante a grande maioria do chineses não é cristã. Para essa população a principal festividade deste período é a comemoração do Ano Novo chinês que acontece em uma data variável no final de janeiro.
    Durante a festa as crianças recebem novas roupas e brinquedos e há inúmeros shows de fogos de artifícios.
    Um espetáculo importante da comemoração do Ano Novo na chuva é a homenagem que se presta aos ancestrais. Retratos e pinturas dos ancestrais da família são colocadas na principal peça da casa para serem vistos e lembrados pelo seus atuais membros.
 
Hong Kong
    Dois dias depois do Natal, em 27 de dezembro , é que a população de Hong kong faz sua grande festa . É a Chiu, uma comemoração taoista voltada para a limpeza e renovação local. Os participantes dessa festividade convocam todos os seus poderes conjunto traga renovação para vidas.
    Sima dos Deuses patronais de cada templo da cidade são reunidas em um único local onde a população deposita oferendas .
    No final da comemoração os sacerdotes dos diversos templos lêem em voz alta o nome de cada um dos moradores do bairro onde está o templo. Então, pegam essa lista extensa de nomes, e a prendem em uma pandorga que começa a subir, colocando fogo na lista, deixando que suba em chamas, para o Céu.
Japão
    A festividade do natal foi introduzida no Japão pelos missionários cristãos e, durante muito tempo, a data era comemorada apenas pelos cristãos. Mas ultimamente, a grande maioria da população japonesa, que não é cristã, também passou a comemorá-lo. Isto se deve ao fato de que há, na cultura Japonesa, uma longa tradição de troca de presentes. E uma data que oficializa essa troca tornou-se um forte apelo para os japoneses.
    Um outro hábito relativo ao Natal também terminou por encontrar abrigo entre os japonenses. Como as bonecas sempre foram muito valorizadas em suas tradições, o presépio acabou também por encantar os japoneses--especialmente as meninas, que gostam de montar os seus próprios presépios. Há, no Japão, a figura mitológica de um monge que se assemelha muito à do Papai Noel. Ele é o hoteiosho, um bom velhinho que como Papai Noel, também leva um saco nas costas. Mas, diferentemente deste, ele tem um segundo par de olhos na parte de trás da cabeça, e as crianças são advertidas a se comportarem bem pois, caso contrário, o hoteiosho estará vendo--tudo--tudo o que fazem. Mas a data mais importante para os japoneses, em tudo a seu calendário de comemorações, é a do Ano Novo. Para marcar a sua chegada, as casas são totalmente limpas e decoradas no dia anterior. Depois dessa grande limpeza, as famílias colocam suas melhores roupas, e o pai, seguido de toda a família, caminha por toda a casa, exortado os maus espíritos a se retirarem, e chamando a boa sorte.

Inglaterra - Comemorando o Natal a mais de mil anos, a Inglaterra pode ser considerada expert em festejar a data. Assim como no Brasil, a tradição do país engloba a troca de presentes, pinheiros decorados e músicas natalinas.


Austrália – O Natal dos australianos lembra a origem britânica do país. Sendo assim, os elementos festivos remetem à cultura inglesa. Há, porém, uma diferença interessante. Por ser um país quente, alguns costumam comemorar o Natal nas belas praias australianas.


Suécia – Na Suécia e nos demais países escandinavos, o Natal coincide com as comemorações do Dia de Santa Luzia. Por conta disso, as festas começam no dia 13 de dezembro. Esta data é marcada por devotos, que participam de uma procissão empunhando tochas acesas.



Finlândia – Neste país há pelo menos dois costumes que causam estranhamento. O primeiro é que os finlandeses costumam freqüentar saunas na véspera de Natal. O segundo é a tradição de homenagear os entes falecidos nos cemitérios.


Rússia – Durante o regime comunista, as árvores de Natal foram banidas da Rússia para serem substituídas por árvores de Ano Novo. O Natal é comemorado 13 dias após a festividade ocidental. Segundo a tradição do país, a ceia deve ter mel, grãos e frutas, mas sem a degustação de carnes.


Iraque – O Natal do Iraque também é comemorado de forma acanhada. Os poucos cristãos do local festejam a data com a leitura da Bíblia em família. Outros realizam o “toque da paz”, uma espécie de bênção que as pessoas recebem de um padre.


África do Sul – Na África do Sul o Natal acontece no verão, quando a temperatura chega a passar dos 30 graus. Por conta do calor, os banquetes natalinos acontecem nos jardins ou no quintal. As árvores e os presentes de natal são obrigatórios.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...