domingo, 29 de maio de 2011

Aumento na procura faz brasileiros esperarem meses por passaporte



Em algumas cidades o agendamento demora até três meses. Para tentar diminuir a espera, cidades estenderam o horário de funcionamento.


Mais brasileiros estão querendo viajar para o exterior e agora enfrentam um problema: conseguir o passaporte. Em algumas cidades, a demora para agendamento chega a 90 dias.
O administrador Leandro Vargas Costa vai se casar e não quer ficar sem a lua de mel, nos Estados Unidos. Para conseguir o passaporte a tempo ele veio do Rio de Janeiro para Belo Horizonte. Mas Leandro conseguiu.

No Rio e em São Paulo, o agendamento demora até 90 dias. Um dos motivos é a procura que aumentou em quase 40% em todo Brasil nos primeiros quatro meses de 2011. Na capital mineira, a espera é um pouco menor: 30 dias.
Em algumas cidades onde a procura aumentou bastante, para tentar diminuir a espera, o horário de funcionamento foi estendido. A Polícia Federal reconhece que a infra-estrutura é insuficiente para acompanhar tantos pedidos.
Em Belo Horizonte, mais gente foi contratada para o atendimento, mas falta o principal.
“Não temos equipamentos suficientes, computador e guichê para atendimento. Não tem a quantidade para atender a demanda que aumentou demais”, mostra o chefe delegado de Imigração de Minas Gerais, Rodrigo de Melo Teixeira.
Alunos de MBA, ao todo 400 de uma instituição precisam entregar a documentação com antecedência para concluir o curso no exterior. A turma de outubro corre o risco de não embarcar.
“Nesse caso ele vai ser considerado como reprovado na turma dele”, lembra o coordenador de programas internacionais do IBS-FGV, Kleber Câmara.
“Mexe com toda sua estrutura familiar e financeira. Então é importante que você consiga cumprir com todos os prazos”, diz a estudante MBA e consultora de RH, Silvia Stancioli.
Prazo é o que a professora Fernanda Reis Almeida não tem. Quase um mês de espera para fazer o documento, e ela não sabe se vai poder acompanhar o marido em uma viagem de trabalho.
“Se eu tiver que ficar aqui, vou ficar muito triste. Porque a Europa é o meu sonho”, conta Fernanda Reis.
A Polícia Federal informou que vai comprar 800 computadores e que iniciou o processo de modernização da rede e dos sistemas de atendimento, que deve estar concluído em um mês.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...