quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Conheça e ore por alguns povos (pouco ou não-alcançados) da Indonésia

Criança buginese

Buginese


País de Origem: Sulauesi Indonésia
Religião: Islamismo

O delicioso aroma de peixe grelhado e a algazarra alegre de vozes infantis enchem o ar. No convés de um barco a vela os marinheiros buginese comemoram sua saída em viagem para o comércio anual entre as ilhas.

O povo buginese acostumado ao mar prospera naturalmente numa nação de 13.000 ilhas. Há gerações os homens buginese fazem a vida pelo mar como pescadores mercadores e às vezes piratas. Alguns buginese plantam arroz em campos irrigados mais para dentro da ilha ou dirigem taxis e desempenham negócios em Irian Jaya outra das muitas ilhas da Indonésia. Muitas famílias buginese têm renda proveniente dos belíssimos sarongues de seda usados pelas mulheres.

Quase todos os buginese conhecidos também como bugis aderem ao Islamismo suni parte central de sua identidade desde o século 17. Além do islamismo a religião buginesa inclui oferendas aos espíritos dos ancestrais e um exército de outras divindades.

Os buginese dominam a península sudoeste da ilha Sulauesi na Indonésia. Eles dão muito valor ao status e prestígio e se consideram superiores aos demais grupos étnicos. Uma reputação de arrogância e excelente capacidade comercial torna os buginese impopulares com os vizinhos.

Apesar de sua reputação temível grupos de fora estão tentando ganhar os corações dos buginese. Organizações islâmicas querem estabelecer institutos de ensino para ensinar aos buginese uma forma mais pura do islamismo. Missionários cristãos traduziram a Bíblia para a língua buginesa em 1900 e fizeram uma revisão em 1987. O Evangelho vem também aos buginese através de programas radiofônicos diários.

Contudo menos de mil pessoas dentre os quatro milhões de buginese são cristãos. Os buginese têm pouco respeito por pessoas vindas de fora e não estão dispostos a receber o Evangelho de grupos vizinhos tais como os toraja. No entanto é um povo precioso aos olhos de Deus. O que vai sacudir o seu orgulho e fazer com que eles ouçam do amor de Deus?
E da mão do anjo subiu diante de Deus a fumaça do incenso com as orações dos santos. Então o anjo tomou o incensário encheu-o do fogo do altar e o lançou sobre a terra; e houve trovões vozes relâmpagos e terremotos. Apocalipse 8:4-5
Ore para que o Espírito Santo abra os corações dos buginese para conhecê-lO. Ore para que Deus lhes mostre Sua misericódia.
Ore para que os buginese se interessem pela tradução bíblica e pelos programas de rádio em sua língua.
Ore para que o Senhor levante um povo a quem os buginese respeitam para que leve o Evangelho até eles.
Ore pelo desenvolvimento de igrejas buginesas fortes que usem a sua língua e se identifiquem com sua cultura.


Banjar

País de Origem: Calimantão Indonésia
Religião: Islamismo Animismo

Muitos dos três milhões de pessoas dentre o povo Banjar vive ao longo dos rios do sul do Calimantão Bornéo dando-lhes o apelido “o povo das águas”. Outros moram na ilha de Sumatra e na Malásia.Os Banjar eram hindus até o século 14 quando seu sultão ordenou que se tornassem muçulmanos. Hoje são muçulmanos fortes e poucos dentre seu povo conhecem a Cristo. A província de Calimantão do Sul tem muitas igrejas mas os banjar desprezam os outros grupos étnicos. Embora eles não respeitem os crentes do local os banjar respeitam os estrangeiros cristãos de países desenvolvidos. Nos últimos três anos obreiros cristãos têm se reunido semanalmente para orar pelo povo banjar e recentemente um banjar tornou-se evangelista.

Pai use Seus filhos de longe para alcançar os banjar e levante evangelistas para que todos os banjar tenham uma oportunidade de conhecer ao Senhor.


Gorontalo

País de Origem: Indonésia
Religião: Islamismo

Quando ouviu a chamada do meio-dia para a oração Gagah ajoelhou-se reverentemente no seu tapete de oração com o rosto em terra. Ao recitar as palavras da oração implorou a Alá por um bom emprego. Gagah vive do cultivo de cravos e arroz para o mercado da cidade. Os 800.000 gorontalos espalhados pelo norte de Sulauesi têm muito pouco interesse por outras culturas. Como não falam nenhuma língua comercial os gorontalo não encontram bons empregos e acabam se retraindo ainda mais para dentro de sua própria sociedade fechada. Outrora ele tinham muito envolvimento com o mar; uma vida de comércio os expôs aos costumes e idéias de fora inclusive a aceitação do islamismo a partir da vinda de mercadores árabes do século 16. Recentemente um trabalho missionário evangélico teve início entre os gorontolo.

Senhor usa os programas de rádio fitas cassetes e esforços missionários culturalmente sensíveis para que os gorontalo busquem o Deus único e verdadeiro.


Macassarese

País de Origem: Indonésia
Religião: Islamismo

Sentado sobre um morro acima da pequena plantação de arroz de seus pais na ilha Sulauesi acima do mar de Java Ibraham observava as revoadas de gaivotas zarpando para os barcos pesqueiros para roubar peixes. Como era bom estar em casa por alguns dias em férias da universidade! Como muçulmano fiel Ibraham suplementava os seus cursos com estudos islâmicos numa das mesquitas da cidade. Estudando a história do seu povo aprendeu que quando os mercadores javanese e malaio pregaram o islamismo ao povo macassarese há 300 anos eles o aceitaram porque sua própria religião era baseada no princípio de tauid a crença num único Deus.

Jesus opera entre os estudantes macassarese desafiando seus corações com o que Cristo diz como Filho do único Deus verdadeiro.
Fonte: Livro 'Orando Pela Janela III: Os Povos Não Alcançados', de Patrick Johnstone (acesse online clicando aqui).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...