quinta-feira, 30 de abril de 2009

ANIMISMO



Animismo:
é o fenômeno pelo qual a pessoa arroja ao passado os próprios sentimentos, « de onde recolhe as impressões de que se vê possuída ». As forças da natureza, como o sol, a chuva, o trovão, o relâmpago e etc, sempre exerceram um grande fascínio sobre o homem, principalmente no primitivo, que por não os compreender, passou a acreditar que eram deuses, e que eles podiam intervir na vida dos homens, conseqüentemente, deveriam ser venerados e cultuados, como forma de atrair-lhes a proteção. Este é o fundamento do animismo, que pode ser considerada como a primeira manifestação religiosa do ser humano. Inicialmente denominado de fetichismo, pela sua ligação com rituais de feitiçaria, apenas na segunda metade do século XIX é que foi reconhecido como animismo. Segundo Tylor o animismo é o primeiro estágio da evolução do pensamento religioso, que evolui para o politeísmo e posteriormente amadurece ao chegar ao monoteísmo.Tylor afirma que devido à experiência do adormecimento, das doenças, da morte e principalmente dos sonhos é que o homem primitivo desenvolveu a crença na existência da alma, e que a mesma podia atuar com independência e sobreviver após a morte. Mais tarde por analogia também foi atribuída a existência da alma em animais e plantas. Idéia da existência da alma imortal em homens, animais e plantas; As divindades são imortalizadas em lendas e estão ligadas aos elementos da natureza (ar, água, fogo, terra).

Seguidores: 350 milhões no mundo.

Caracteristicas: A presença de homens santos ou de mulheres santas em cerimônias, os curandeiros, as visões, os transes, a feitiçaria; O culto é realizado ao ar livre com a utilização dos elementos da natureza, como animais, uma pedra ou árvore; No animismo a presença divina está em toda parte;

Doutrina: É a primeira etapa da evolução do pensamento religioso que continua pelo politeísmo até culminar no monoteísmo.
Os animais acreditam que todas as coisas são animadas por espíritos: Tudo é sagrado. Eles também acreditam num Deus único.

Localização: Em proporções diferentes, encontram-se em todos os continentes .

O animismo é sem dúvida a prova concreta de que o homem possui uma forte ligação com Deus e que mesmo sem compreendê-lo, e mesmo sem ter quem o ensine, o homem busca intuitivamente a Deus, percebendo a grandeza do universo e a grandeza do Ser que tudo criou e que de tudo cuida. ( esse e o nosso chavão )

Fonte: http://www.faylumissoes.org

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...