sábado, 24 de outubro de 2009

UZBECOS - Ore por este povo

Crianças uzbeques

População: 20.000.000.

Distribuição geográfica: Uzbequistão, China, Afeganistão e Paquistão.

Idiomas: Uzbeco e russo.

Religião: Islamismo.

Situação do cristianismo: Entre 250 e 300 crentes.

Obreiros cristãos: Entre 100 e 150.

Traduções: Novo Testamento e porções (Gênesis, Salmos e Provérbios). Não há gravações nem emissoras de rádio em uzbeco.

HISTÓRIA - O país do Uzbequistão possui 20 milhões de habitantes, dos quais 70 % são uzbecos. Tem sofrido invasões de persas, macedônios, turcos, árabes, mongóis e no século passado dos russos. Como parte da União Soviética, constituiu-se a maior das seis repúblicas muçulmanas: Turcomenistão, Azerbaijão, Kirguistão, Tadjiquistão e Kazaj. Sua capital é Tashkent, com 2.500.000 habitantes, é a quarta da ex União Soviética. Foi destruída em 1966 por um terremoto mais se reconstruiu. Cidades como Samarcanda e Bujara são importantes centros de cultura islâmica.

SITUAÇÃO POLÍTICA - As revoltas contra a dominação russa e depois soviética sucederam sem interrupção. Em agosto de 1991 o Uzbequistão declarou-se república independente, com o que se fomentou o nacionalismo e o surgimento de líderes autóctones russos.

ECONOMIA - Fundamentalmente dedicam-se a agricultura. Destaca-se o cultivo do algodão, da seda e das verduras (um terço da produção soviética). A política econômica da ex URSS no Uzbesquistão tem sido nefasta: a indústria pesqueira desapareceu com o secamento do Mar Aral e a contaminação que é muito forte. Na atualidade, o sal do mar está secando a região, que no final do século pode converter-se em um deserto.

CULTURA E EDUCAÇÃO - Quase a totalidade da população está alfabetizada, apesar de que a educação se realizava em russo. Até pouco tempo estava proibido o islamismo; é por isso não há tradução do Alcorão. Era ilegal ensinar árabe. Sem dúvida, a cultura islâmica é muito importante. Há práticas de casamentos e funerais segundo a lei muçulmana. E também a circuncisão dos meninos. A estrutura familiar é fortemente patriarcal.

CONTATOS COM O EVANGELHO - Haviam comunidades nestorianas no século IV. Nos últimos tempos tem havido em toda a Ásia central uma revitalização do islamismo, acrescentando a abertura política (auge dos seminários islâmicos). Existem igrejas ortodoxas russas e batistas soviético-alemães na região, mais não entre os uzbecos. Em 1980, 30 crentes uzbecos deram testemunho, mais seu líder foi internado em um hospital psiquiátrico.

NECESSIDADES ESPECÍFICAS - Por causa dos pesticidas há um índice muito alto de câncer no esôfago e problemas de fígado. Apesar da alta porcentagem de natalidade, a mortalidade infantil é uma das mais elevadas do mundo. Oremos pela tradução completa da Bíblia em uzbeco e por programas de rádio em sua língua.


GALERIA DE IMAGENS

ORELHAS PARA ESCUTAR

Um trabalhador uzbeco em um quiosque nas ruas de Moscou.






DESCANSANDO

Homens descansam num bazar na nação de Uzbekistão na Ásia Central, anteriormente uma República Soviética.






HOMEM UZBECO

Cerca de 99 por cento dos uzbecos são muçulmanos.






FEITO A MÃO

Mulheres uzbecas tecem complicados desenhos para tapetes no Workshop de Tapetes de Seda Bukhara no Uzbekistão.





PÃO QUENTE

Um menino Uzbeco carrega pão acabado de assar.














VIVIENDO NO UZBEKISTÃO

Cerca de 99 por cento dos uzbecos são muçulmanos.














NO MERCADO

Mulheres no mercado uzbeco.











Fonte textos: http://www.pmibrasil.org.br
Fonte imagens: http://hispanos.imb.org/

2 comentários:

Unknown disse...

Esse é verdadeiro evangelho. D us continui abençoado cada um dos irmãos.

Unknown disse...

Vou estar orando por esse povo e que o senhor Jesus renove suas forças pra da continuidade a esse trabalho lindo e totalmente necessário. Verdadeiramente esse é o evangelho de jesus. Deus continue abençoando cada um dos irmãos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...