sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Um alerta sobre a coqueluche

Por Gabriella Lima

A coqueluche é doença contagiosa causada por uma bactéria - Bordetella pertussis - de rápida proliferação no sistema respiratório. Sua transmissão ocorre especialmente pelo contato direto com indivíduos que já foram contaminados pela bactéria e não se trataram.
No Brasil, o Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN), ligado ao Ministério da Saúde, contabilizou 593 casos de coqueluche em 2011. Desses, 451 ocorreram em crianças menores de um ano, as mais vulneráveis às complicações decorrentes dessa doença que pode, inclusive, levar à morte.
Quais são os sintomas?
  • Inicialmente, os sintomas são semelhantes aos da gripe (tosse, coriza, febre, olhos irritados e, em alguns casos, vômito), por isso, muitas vezes os médicos não coseguem diagnosticar a doença.
  • No segundo estágio, aparecem tosses mais fortes e, em alguns casos, as costelas podem até se quebrar por causa da intensidade delas.
  • Pneumonia e infecções de ouvido também são frequentes neste período.
Como prevenir?
A principal forma de prevenção contra a coqueluche é a vacina. Anticorpos contra a doença são criados quando os bebês recebem a vacina Tríplice Bacteriana (DTP), que protege contra difteria, tétano e coqueluche.
O programa de imunização básico no Brasil prevê as três doses da Tríplice, aplicada aos dois, quatro e seis meses de idade. Doses extras de reforço ao calendário infantil são recomendadas aos 15 meses de idade e também no período escolar, entre 4 e 6 anos.
Quer mais informações sobre a doença e seu tratamento? Acesse o site do Ministério da Saúde e se informe.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...