terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

7 cidades sagradas para as maiores religiões do mundo

Por Luíza Antunes
Bilhões de pessoas no mundo têm crenças baseadas em uma religião. A fé de cada pessoa pode ter um deus único, vários deuses ou até deus nenhum. Como a história das religiões está profundamente ligada à história da humanidade, listamos 7 cidades consideradas sagradas por algumas das maiores religiões do mundo.

7. Amritsar, Índia – Sikhismo
640px-Akal_Takht_and_Harmandir_Sahib,_Amritsar,_Punjab,_India
Talvez você nunca tenho ouvido falar dos Sikhs, mas saiba que o sikhismo é a sexta maior religião do mundo, com mais de 20 milhões de adeptos – cerca de 1,9% da população indiana, onde a fé dos sikhs se concentra. Amritsar é uma cidade no Norte da Índia, onde fica o Harmandir Sahib, ou o Golden Temple dos Sikhs. Tanto a cidade quanto o templo foram fundadas por gurus Sikhs no século 16. O Harmandir Sahib é uma construção grandiosa e atrai mais visitantes por dia que o Taj Mahal. O templo permite que qualquer pessoa, de qualquer idade, religião, sexo ou cor possa entrar e se purificar. Na cidade, não é permitido fumar ou consumir bebidas alcoólicas.

6. Hebron, Palestina e Israel – Judaísmo e Islamismo
640px-Cave_of_the_Patriarchs8
Hebron é uma das quatro cidades sagradas tanto para judeus quanto para muçulmanos. A cidade foi ocupada por Israel em 1967, mas acordos feitos em 1995 e 1997 garantiram que ela fosse dividida com a Palestina. É em Hebron que ficam os túmulos de figuras bíblicas que são considerados patriarcas e matriarcas do judaísmo, Abraão e Sarah, Isaac e Rebecca, Jacob e Leah. Para os muçulmanos, acredita-se que o Profeta Maomé esteve ali, no caminho entre Meca e Jerusalém. Além disso, Abraão também é considerado uma figura importante para o islã.

5. Bodhgaya, Índia – Budismo
640px-Buddha-Bodhgaya
Também na Índia, fica Bodhgaya, uma das cidade sagradas para o Budismo, a quinta maior religião do mundo, com aproximadamente 376 milhões de adeptos. Foi ali, no nordeste da Índia, que Siddhartha Guatama passou 49 dias meditando embaixo da Árvore de Bodhi, atingiu o nirvana e se tornou Buda. Hoje em dia, em frente à árvore de Bodhi (que já teve que ser replantada 3 vezes) fica o templo Mahabodhi, considerado o mais sagrado dos templos budistas.

4. Varanasi, Índia – Hinduísmo
597px-Kedar_Ghat_in_Varanasi
Não é à toa que a Índia é considerado um país muito espiritualizado. Além das cidades já citadas, o Hinduísmo, terceira maior religião do mundo, com mais de 900 milhões de seguidores, foi fundado lá. No total, são sete as cidades sagradas para o Hinduísmo, mas a mais importante de todas elas é Varanasi, que também é considerada sagrada para os Budistas e Jainistas. Os hindus acreditam que a cidade foi fundada pelo deus Shiva. Eles vão ali para se purificar nas águas do Rio Ganges. Também acredita-se que quem morre em Varanasi consegue libertar sua alma.

3. Meca, Arábia Saudita – Islamismo
640px-A_Last_day_of_Hajj_-_all_pilgrims_leaving_Mina,_many_already_in_Mecca_for_farewell_circumambulation_of_Kaaba_-_Flickr_-_Al_Jazeera_English
A cidade mais sagrada para o mundo Islâmico, fé que reúne cerca de 1,6 bilhões de fieis, é Meca, na Arábia Saudita. Foi nessa cidade que o Profeta Maomé nasceu e em geral, os islâmicos oram voltados para essa direção. Ali, fica a maior mesquita do mundo, al-Masjid al-Haram. Todo muçulmano deve ir pelo menos uma vez na vida a Meca, uma tradição chamada Hajj. Nenhuma pessoa que não siga a religião islâmica pode entrar na cidade.

2. Cidade do Vaticano – Catolicismo
StPetersBasilicaEarlyMorning
O catolicismo reúne cerca de 1,2 bilhões de seguidores ao redor do mundo. É na cidade do Vaticano, um enclave no meio de Roma, que mora o Papa, principal líder religioso dos católicos, considerado o Vigário de Cristo. O primeiro papa foi São Pedro, para quem Jesus entregou as chaves do reino dos céus. É na cidade do Vaticano que foi construída a Basílica de São Pedro, e onde alegam estar a sua tumba, logo abaixo da igreja, onde fica uma antiga necrópole, que pode ser visitada por fiéis.

1. Jerusalém, Israel – Cristianismo, Judaísmo e Islamismo
640px-Jerusalem_Dome_of_the_rock_BW_13
Jerusalém provavelmente é um dois locais mais sagrados e disputados do mundo. Essa é também uma das cidades mais antigas que exist0em, motivo de guerras e mais guerras ao longo dos anos, devido à importância espiritual que tem para Cristãos, Judeus e Muçulmanos. Ali você vai encontrar mesquitas, sinagogas e igrejas. No Monte Sião fica a igreja onde acredita-se que Maria, a mãe de Jesus, teria morrido. Lá também está o edifício onde pode ter ocorrido a última ceia e a tumba do Rei Davi. A via Sacra indica o caminho de Jesus até o calvário. O Domo da Rocha, que fica dentro da Mesquita de Omar, seria o lugar onde Maomé ascendeu aos céus. E o Muro das Lamentações é sagrado para o Judaísmo por ser parte do antigo Templo de Salomão.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...