sábado, 27 de dezembro de 2008

CLM – um curso de lingüística geral

Bob Dooley (SIL)

Em 1916 foi publicado o Curso de lingüística geral de Ferdinand de Saussure, trabalho que inaugurou a época da lingüística moderna. Era sobre a lingüística geral porque visava à análise de qualquer língua, européia ou não-européia, escrita ou ágrafa. Um ano mais tarde, a William Cameron Townsend foi dada a visão de que a Bíblia deve ser traduzida em todas as línguas. Para o movimento moderno da tradução da Bíblia, Deus estava suscitando o movimento da lingüística moderna como ferramenta fundamental.

Nos anos subseqüentes os dois movimentos têm andado juntos. Em certos aspectos a tradução bíblica tem simplesmente desfrutado as sucessivas ondas da lingüística: o estruturalismo que gerou a fonologia e a morfologia modernas, a gramática gerativa que gerou a sintaxe moderna, a lingüística funcionalista que associa as formas lingüísticas com suas funções comunicativas, a lingüística cognitiva que associa as formas lingüísticas com a cognição geral etc. Em outros aspectos, bem práticos, a tradução bíblica tem contribuído com a lingüística moderna, abrindo caminhos novos pela força da simples necessidade: a análise do discurso, o registro das línguas do mundo, a produção de software para a lingüística de campo, a elaboração de fontes não-romanas para publicações em muitas línguas, técnicas de alfabetização etc. Todos esses aspectos da lingüística estão à disposição da tradução bíblica. Só falta aplicá-los.

Para centenas de brasileiros durante os últimos 26 anos, o CLM tem sido aquele “curso de lingüística geral” que colhe e aplica o melhor da lingüística moderna à tradução bíblica. É um curso intensivo que ele requer, tanto do aluno quanto do professor, um amor a Deus de todo o coração, mente e força. Mas o fruto desse curso, recebido e posto em prática com amor, tem sido a vida eterna para muitos povos que, de outra forma, não teriam acesso efetivo à Palavra de Deus.

Missão ALEM (Associação Lingüística Evangélica Missionária) - http://www.missaoalem.org.br/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...