domingo, 21 de dezembro de 2008

República da Índia

Dados do País:

Nome Oficial: República da Índia
Nome Nacional: Bharat
Área: 3,287,590 km2
População: 1,067,421,100 hab.
Densidade: 324 hab./km2
População Urbana: 40%
Capital: Nova Delhi (11,3 Milhões)
Maior Cidade: Mumbai (17,55 Milhões)
Língua Oficial: Hindi, Inglês (Veja Línguas)
Moeda Oficial: Rúpia
Renda per capita: $370 (1,2% dos EUA)
Religiões: Hindu, e outras. (Veja Religiões)
Ponto mais Alto: Kanchenjunga (8,598 m)

Introdução

A Índia, no sul da Ásia, com uma população de 1 bilhão, é o segundo país mais populoso do mundo, vivendo em 2,4% da superfície terrestre. A previsão para o ano 2020 é da Índia ultrapassar a China como sendo o país mais populoso do mundo. Apenas 2% da população é cristã. 75% da população (600 milhões) vivem na pobreza, metade desta porcentagem vive em estado de indigência (300 milhões de pessoas).

Os sistemas de castas, as diversas raças e a grande variedade de línguas tornam a Índia o país com mais grupos de povos não alcançados do mundo. É o maior país hindu e o segundo maior país muçulmano do mundo.

Anualmente aproximadamente 5 milhões de pessoas emigram das aldeias para as cidades em busca de emprego. Há 20 metrópoles na Índia. Bombaim, Calcutá, Chennai (antiga Madras) e Delhi estão entre as maiores 25 aglomerações urbanas mundiais. 1/3 da sua população mora em favelas e muitos vivem nas ruas. Há 92 cidades maiores e 700.000 vilas. Pouca evangelização é feita nas cidades devido às castas superiores com suas barreiras. 600.000 vilas ainda não ouviram falar de Jesus.

Os cristãos indianos, com orgulho, afirmam que o início da evangelização começou com o Apóstolo Tomé, discípulo de Jesus, no Estado de Kerala. Hoje, após 200 anos da chegada de Willian Carey à India, a maioria dos cristãos se encontra nos Estados de Kerala e Tamil Nadu, no sul da Índia, e desde o final do século passado em Nagaland, Mizoram e Manipur, no nordeste. Tem havido também movimento popular como em tribos em Andhra Pradesh.

A Índia e sua Diversidade de Povos

A diversidade racial, étnica, religiosa e linguística, juntamente com o sistema de castas complica qualquer análise da população. Uma pesquisa de 1991 identificou 4.635 grupos distintos de pessoas. Na Índia, a cada 100 km, produzem-se mudanças de dialeto, vestuário e crenças.

Os grupos de povos baseados nas culturas e nas castas, ao invés de línguas, é o critério mais importante para que se possa compreender a complexidade da Índia.



A invasão indo-ariana e a conquista da Índia três milênios atrás levou à marginalização dos habitantes originais, muitos dos povos tribais de hoje, à subjugação de boa parte da população drávida e a emergência de um múltiplo grupo de raças miscigenadas, hoje, as castas inferiores. O sistema de castas estabeleceu o controle brâmane sobre a maioria. Fundamental para o hinduísmo, ela permeia todas as estruturas sociais e religiosas da Índia.

A discriminação das castas é proibida pela constituição, mas é socialmente importante para mais de 80% da população. Estima-se haver 6.400 castas. Cada uma funciona como um grupo separado, por causa das barreiras sociais que as separam.

Linguas

A Índia já foi o país menos alfabetizado do mundo, porém essa situação mudou. Hoje o índice de alfabetização é de 62%, em 1981 era de 44%. Na Índia são falados cerca de 1.600 idiomas e dialetos. As línguas oficiais são o hindi (Língua da União, 66% falam essa língua) e o inglês (Língua legislativa e judiciária e das comunicações, 19% falam essa língua).

As línguas que possuem as Escrituras: 53 têm a Bíblia completa, 42 têm o Novo Testamento e 40 têm apenas algumas porções da Palavra de Deus. Este é um grande desafio. Um novo esforço, tão grande quanto o de William Carey, deverá ser montado, ou a taxa atual de tradução da Bíblia levará 100 anos para cobrir as línguas da Índia.

As missões para a Índia estão começando a surgir devido ao desafio das 203 línguas que ainda requerem atenção, 30 delas com uma necessidade definitiva. Mais de 100 línguas faladas por mais de 10.000 não têm as Escrituras. A United Bible Society tem 74 projetos de tradução em mãos. Vária agências indianas estão envolvidas nos projetos de tradução da Bíblia.

Religiões

A constituição da Índia concede total liberdade religiosa de adoração e testificação para todas as religiões. O surgimento do extremismo Hindutva resultou em uma campanha de ódio contra os mulçumanos no começo da década de 90, e contra os cristãos no final da década de 90, ambas tidas como religiões "estrangeiras".

Legislações que vão contra conversões e imposição de restrições legais das atividades cristãs têm sido exigidas. Alguns Estados aprovaram tais legislações. Muitos estão preocupados com uma possível abolição das liberdades religiosas garantidas.
Segundo estatísticas, o número de casos de perseguição contra cristãos tem aumentado rapidamente. De 1964 a 1996 houve 38 incidentes registrados. Nos três anos subsequentes houve mais 300. Até 2001 houve, em média, um incidente a cada 36 horas.

A Índia é o berço de algumas das principais religiões mundiais como o Hinduísmo, Budismo, Jainismo e o Sikhismo. O Hinduísmo é a terceira religião mundial em número de adeptos e a religião predominante na Índia.

O Hinduísmo popular adora cerca de 33 milhões de deuses. A vaca é um animal sagrado. Existem montanhas, cidades e rios sagrados como o rio Ganges da cidade de Varanasi, onde os hindus fazem suas peregrinações e banhos visando uma "purificação" espiritual.

No seu sentido mais amplo, um hindu é alguém que vive ou se identifica com a Índia e a sua cultura. Como religião, ela é uma rede pluralista de crenças religiosas e sistemas que variam da filosófica (auto-compreenção), para os Vedas (rituais e boas obras), até o hinduísmo tribal (idolatria, ocultismo e animismo). Ela absorve os elementos de qualquer religião que encontra, e é amplamente percebida como uma religião de tolerância e paz. A sua influência global é significativa através dos Hare Krishna, Nova Era, Yoga, etc. Muitos conceitos do hinduísmo se tornaram parte da cultura pós-moderna do século XXI: yoga, gurus, carma, reencarnação e meditação transcendental.

Motivos de Oração:

1. A Índia tem mais e maiores grupos de povos sem nenhum cristão, igrejas ou obreiros que qualquer outro país do mundo:
ORE, para que a Igreja no mundo todo possa se levantar para completar esta tarefa. Ore pelas igrejas que têm respondido ao clamor dessa nação e têm enviado missionários. Ore pelas igrejas que têm adotado em oração ou financeiramente obreiros nativos na Índia. A WEM tem trabalhado em parcerias com igrejas na adoção de obreiros nativos indianos.

2. A liberdade para a pregação do evangelho tem sido restringida por leis anti-conversões e discriminação dos cristãos:
ORE, pelos líderes da nação para que possam manter a liberdade religiosa que é garantida pela constituição da Índia.

3. O Hinduísmo é o terceiro maior sistema religioso do mundo:
ORE, para que os hindus, na sua sede pelo espiritual, encontrem a fonte da água da vida que é o Senhor Jesus. Ore para que os extremistas hindus, que têm instigado a violência contra os cristãos e minorias, se arrependam dos males que têm causado à sociedade da própria nação. Ore para que os cristãos possam mostrar o amor e perdão de Cristo contra os seus perseguidores.

4. A Igreja na Índia necessita das seguintes orações:
ORE, pela manutenção da unidade da igreja indiana. O passado foi caracterizado por um espírito de divisão, mas, devido ao ambiente nacional mais hostil, está havendo uma unidade muito grande como nunca houve antes. Há muito tempo as igrejas têm tido a aparência de estrangeiras. Ore para que as igrejas sejam menos influenciadas pela cultura ocidental e tenham uma aparência típica indiana. Ore por uma maior integridade de vida, seriedade e compromisso com o Senhor entre aqueles que estão evangelizando. Ore por alcance mais efetivo do evangelismo pessoal, ao invés das campanhas de massa.

5. O treinamento de obreiros cristão é fundamental para a saúde e crescimento da igreja:
ORE, para que haja um treinamento de obreiros mais eficaz, pois, o discipulado pobre e falta de ensino têm feito do nominalismo, do sincretismo e das perdas para o hinduísmo, um problema para os cristãos. Ore pelos seminários teológicos indianos e pelas escolas bíblicas para que, além de meramente ensinarem teologia, visem também fornecer habilidades práticas para a implantação de igrejas. Ore pelos centros de treinamento para obreiros nacionais, pois têm tido um papel significativo na implantação de igrejas. Ore pelos obreiros nativos adotados pelas igrejas em parceria com a WEM. Ore pela liderança da WEM na Índia.

6. Nenhuma outra parte do mundo tem tamanha concentração de pessoas não evangelizadas:
ORE, pelas áreas menos evangelizadas da Índia. Pelas Planícies do Ganges no Norte com seus milhões de pessoas do interior que falam hindi. Os 5 estados de Haryana, Himachal Pradesh, Delhi, Rejasthan e Uttar Pradesh com 360 milhões de pessoas onde os crentes comprometidos e ativos não ultrapassam 120 mil.

7. Minorias das comunidades religiosas:
ORE, pelos mulçumanos que vivem em terras indianas que podem chegam a 140 milhões. Pelos Sikhs, muitos Sikhs se voltaram a Cristo no Canadá e, recentemente, no estado de Haryana. Ore pelos Budistas, Jains e Parsees que são extremamente difíceis de serem alcançados, contudo, são muito influentes na sociedade.

8. Ministérios de ajuda:
ORE, pela Sociedade Bíblica, com seu longo e notável ministério e papel-chave na distribuição de mais de 100 milhões de porções das Escrituras anualmente. Ore pelos projetos de tradução da Bíblia nas línguas da Índia. Ore pelas Editoras e livrarias cristãs.

9. Os indianos em outras terras chegam a 22 milhões:
ORE, para que possam ter um encontro com Jesus em terras estrangeiras. Ore para que estes cristãos expatriados indianos possam ser chamados como testemunhas para as suas terras de origem. A obtenção de vistos é mais fácil para eles.

CONCLUSÃO:

Esperamos que essas informações sirvam de "combustível" de oração para aqueles que têm amor pelas as almas e desejam que o Nome do Senhor Jesus Cristo seja glorificado entre todos os povos da terra.

Equipe VEM-BRASIL

Fontes: Intercessão Mundial, Patrick Johnstone; Sepal - www.infobrasil.org.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...