segunda-feira, 10 de março de 2014

Conheça 4 das línguas mais interessantes do mundo



Desde o momento em que o homem desenvolveu a habilidade de vocalizar e produzir diferentes sons, as mais diversas línguas começaram a surgir ao redor do mundo. Cada civilização criou uma maneira única de se comunicar e as línguas seguiram evoluindo, se espalhando, dando origem a novos idiomas e também morrendo.
Se hoje o mandarim, o inglês, o russo, o espanhol e o português estão entre as línguas mais faladas em todo o mundo – o que soma bilhões de pessoas –, não podemos nos esquecer dos muitos idiomas que já desapareceram e daqueles que ainda resistem em pequenas comunidades.
Mesmo não fazendo tanto sucesso quanto os idiomas que reúnem mais falantes, existem outras línguas que são igualmente fascinantes. Com estruturas curiosas, sons impressionantes e uma história incrível, selecionamos alguns idiomas que representam como as línguas são diversas e extraordinárias. Não perca!

4) Esperanto

Provavelmente você já ouviu falar em esperanto. Esta é uma língua com mais de cem anos que, diferentemente da grande maioria dos idiomas, foi totalmente inventada. O responsável por sua criação foi o oftalmologista e filólogo polonês Ludwik Lejzer Zamenhof, que inventou o idioma com a intenção de construir uma língua internacional que aproveitasse elementos de boa parte das línguas europeias então existentes.
A maior parte de seu vocabulário vem das línguas românicas, embora a pronúncia lembre os idiomas eslavos. Sem dúvida, o esperanto é o idioma artificial de maior sucesso de que se tem notícia. Estimativas realizadas em anos anteriores apontam números que variam de 500 mil a 2 milhões de falantes, embora um número consideravelmente menor represente os nativos.

3) Línguas khoisan

Enquanto você se bate para produzir o “th” do inglês com a língua atrás dos dentes ou tem dificuldades para fazer o biquinho das vogais do francês, existe um grupo de línguas africanas que tem como principal característica comum o som de cliques. Ao lado dos idiomas oficiais do continente africano, várias línguas khoisan são faladas, tendo o !xóõ e o xhosa como alguns exemplos.

Os sons mais característicos desses idiomas são produzidos com diferentes tipos de estalos feitos com a língua. Isso levou alguns linguistas a acreditar que essas línguas possam ter sido as primeiras a surgir no mundo. Se considerarmos que é mais fácil deixar de produzir esses sons do que simplesmente aprender como fazê-los corretamente, fica fácil entender o caminho evolutivo que faz parte da história desses idiomas.

2) Pirahã

Do continente africano, vamos diretamente para a Amazônia, local onde vivem os índios da tribo pirahã. Estima-se que nas margens do rio Maici morem algumas poucas centenas de índios que falam e mantém viva a única língua da família mura que não foi extinta nos últimos séculos: o pirahã. Apesar de ser única, a língua não corre risco de também desaparecer justamente por ser extensamente usada pelos nativos.

Entre as peculiaridades do idioma, sabe-se que o pirahã não tem palavras para indicar números (trabalhando apenas com quantidades relativas) e nem para representar as cores (que são divididas apenas em tons claros e escuros). O responsável por registrar essas características é o ex-missionário americano Daniel Everett, que trabalhou para a Wycliffe Bible Translators e passou sete anos com a tribo para poder descrever o idioma.

1) Taushiro

O taushiro é um idioma de um homem só. De acordo com os registros da Sociedade Internacional de Linguística, Amadeo Garcia vive em uma comunidade nativa de 20 pessoas que se comunicam em espanhol, mas é o único a compreender uma das línguas da Amazônia peruana. Mesmo sendo um idioma formado na América do Sul, o taushiro não guarda semelhanças com as demais línguas da região.

Com o objetivo de preservar a memória, linguistas ocidentais se preocuparam em documentar o idioma antes que seu último falante partisse. Curiosamente, eles descobriram que o sistema numérico do taushiro vai apenas de um a dez, sendo que os falantes precisavam utilizar os dedos para indicar números acima de uma dezena.

Mais curiosidades sobre as línguas

  • Cerca de 7 mil idiomas são falados em todo o planeta;
  • Hoje, aproximadamente 2.400 línguas correm o risco de desaparecer;
  • Ayapaneco, uma língua falada no México, está prestes a se extinguir porque conta com apenas dois falantes que se recusam a conversar um com o outro;
  • O idioma com o maior alfabeto é o Khmer, falado no Camboja, com 74 letras. Por outro lado, o menor alfabeto é da língua Rokotas, da Papua Nova Guiné, que tem entre 11 e 12 letras;
  • 12 línguas artificiais são citadas na trilogia “O Senhor dos Anéis”;
  • A União Europeia reconhece 24 idiomas oficialmente, enquanto a ONU trabalha com 6 línguas – árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol;
  •  A Bíblia já foi traduzida (parcial ou integralmente) para 2.454 idiomas;
  • Somente em Papua Nova Guiné, são faladas 830 línguas diferentes;
  • É possível encontrar caixas eletrônicos em latim no Vaticano;
  • Os Estados Unidos não têm idioma oficial.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...