sexta-feira, 4 de abril de 2014

FAO lança primeira base de dados completa sobre a superfície terrestre

Créditos: FAO
Clique na imagem para vê-la no seu tamanho original.


Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), lançou uma base de dados mundial com informações sobre as características da superfície terrestre.

Segundo a FAO, o sistema é o mais confiável já criado, marcando uma melhora significativa sobre o quanto da superfície está coberta por terras aráveis, árvores, florestas ou solo sem vegetação.

Padrão Internacional

A agência da ONU explica que o desafio sempre foi ter uma visão global sobre a cobertura terrestre, já que os países mediam esses dados de forma diferenciada.

Com a nova base de dados, as informações passaram por um controle de qualidade e foram submetidas a um padrão internacional, gerando uma riqueza de informações, que agora estão consolidadas neste sistema único para todo o planeta.

Vegetação e Geleiras

As superfícies artificiais cobrem 0,6% da superfície da Terra; já os solos sem vegetação cobrem 15,2%; as terras aráveis, 12,6%; as pastagens correspondem a 13%; as florestas, 27,7%.

O sistema traz ainda informações sobre a presença mundial de vegetações herbáceas, manguezais, vegetação esparsa e até geleiras.

A novidade deve ajudar a calcular o impacto da mudança climática para a segurança alimentar e contribuir para o planejamento do uso da terra.

FAO acredita que a produção mundial de alimentos precisará subir 60% até 2050, sendo que a maioria das terras já está sendo cultivada.

FONTE: Rádio ONU - Leda Letra

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...